Com o super app, empreendedores poderão receber recomendações e insights sobre como gerenciar melhor seus recursos e tomar decisões financeiras mais estratégicas. Veja como vai funcionar!
(Fonte: divulgação Banco Central)
, Produtora de Conteúdo
4 min
•
21 jun 2023
•
Atualizado: 22 jun 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Fábio Araújo, responsável pelo projeto Real Digital, explicou — em evento promovido pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) — que o objetivo do Banco Central é unir a economia por meio de um super app.
A ideia é que o aplicativo combine e reúna quatro elementos principais: Pix, Open Finance, Internacionalização e Real Digital. Para isso, ele vai se alimentar dos dados de todos os seus bancos ou corretoras.
“É basicamente um lugar onde você concentra todos os seus produtos financeiros, integrados", diz Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, em evento promovido pelo IDV.
No aplicativo, você poderá fazer pagamentos instantâneos usando o Pix. Se escolher pagar com dinheiro da sua conta bancária (débito), o app mostrará o saldo disponível em todas as suas contas; se preferir usar crédito, ele mostrará o valor disponível em cada banco.
Também terá uma ferramenta de cash management para pessoas físicas. Com apenas um toque de botão, usuários poderão ter uma visão consolidada de todas as suas posições financeiras, incluindo pagamentos. Além disso, o aplicativo poderá sugerir, com base em contato com várias plataformas, as melhores opções para otimizar seu fluxo de dinheiro.
As informações geradas pelo uso do aplicativo alimentarão uma carteira digital de dados. A ideia é que as pessoas acumulem seus próprios dados e, eventualmente, possam trocá-los por tokens e ganhem dinheiro com isso.
Usuários poderão utilizar a função crédito diretamente no aplicativo por meio de uma funcionalidade chamada Pix parcelado. Essa opção oferecerá mais flexibilidade e eliminará a necessidade de recorrer aos cartões de crédito tradicionais.
Ao ter acesso a todas essas funcionalidades em um único aplicativo, empresas ganham em eficiência e conveniência — e o motivo é simples: elas economizam tempo ao não precisarem acessar diferentes plataformas ou sistemas para obter informações financeiras atualizadas. Além disso, com o super app, os empreendedores poderão receber recomendações e insights sobre como gerenciar melhor seus recursos e tomar decisões financeiras mais estratégicas.
O Pix é apenas uma das revoluções dos meios de pagamento que está transformando os hábitos de consumo dos brasileiros. Para ficar por dentro de todas elas e conhecer exemplos reais e práticos do mercado, participe do Payment Revolution 2023, evento exclusivo da StartSe presencial com transmissão online. Conheça aqui e garanta seu ingresso!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Produtora de Conteúdo
Jornalista. Possui experiência no mercado financeiro, social media e customer experience. Passou pela XP Inc.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!