Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Futuro da mobilidade? B2W, dona dos sites Americanas e Submarino, investe em tuk-tuks elétricos paras fazer entregas

Dona das marcas Americanas, Shoptime, Sou Barato e Submarino investiu em uma frota de 90 tuk-tuks para entrega de encomendas feitas nas plataformas digitais. Saiba como o veículo reduz o impacto ambiental e quais são as estratégias da companhia por trás do investimento.

Futuro da mobilidade? B2W, dona dos sites Americanas e Submarino, investe em tuk-tuks elétricos paras fazer entregas

B2W investe em frota de tuk-tuks elétricos para entregas em capitais (Foto: Divulgação B2W)

, jornalista

6 min

30 mar 2021

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Por Sabrina Bezerra

Uma espécie de triciclo elétrico com cabine para guardar mercadorias. Esse é o tuk-tuk (foto abaixo), meio de transporte comum em países asiáticos, sobretudo na Índia. O veículo mistura características de bicicleta e moto com a conveniência de um carro. E será responsável em entregar os produtos vendidos nas plataformas digitais da B2W Digital — dona das marcas Americanas, Submarino, Shoptime e Sou Barato — no Brasil. 

Isso porque a empresa investiu (valor não divulgado) em uma frota de 90 tuk-tuks elétricos para entrega de encomendas feitas nas plataformas digitais. Inicialmente o foco será a entrega nas principais capitais do Sudeste, Sul e Nordeste do país. 

O veículo, desenvolvido em parceria com a Cicloway, companhia de mobilidade elétrica, tem a capacidade de transportar 240 quilos a 600 quilos de mercadorias — a depender do modelo. 

Os testes começaram nos últimos meses no município de São Paulo, com nove veículos elétricos (de diferentes capacidades de carga). O deslocamento, no entanto, não é longo. Segundo a empresa, as entregas são feitas “em deslocamentos de curta distância, o chamado “last mile”, a última milha da logística de entrega.” 

Os parceiros, por sua vez, recebem treinamento para a utilização dos veículos. Pois, “diferentemente das bicicletas, demandam habilitação, além das regulares capacitações de excelência para atendimento ao cliente”, disse a empresa em comunicado à imprensa.

B2W investe em frota de tuk-tuks elétricos para entregas em capitais (Foto: Divulgação B2W)

DE OLHO NA SUSTENTABILIDADE

A iniciativa surge de olho na Agenda 2030, da ONU (Organização das Nações Unidas) em que governos, empresas e cidadãos de todo o mundo se comprometem a desenvolver os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) — que inclui acabar com a pobreza, atingir o ensino básico fundamental, promover a igualdade de gênero, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde materna, combater doenças, garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento. 

Segundo a empresa, “em 2020, através do estudo de materialidade realizado para a nossa estratégia ESG, mapeamos os principais ODS que norteiam nossas ações, são eles: 4 – Educação de Qualidade, 5 – Igualdade de Gênero, 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico, 10 – Redução das Desigualdades e 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima.”

“O tuc-tuc elétrico é um meio eficiente de deslocamento nos centros urbanos e tem a vantagem, em relação às bicicletas, de oferecer maior capacidade de carga. O serviço permite entregarmos mais rapidamente e itens de maior volume, ao mesmo tempo em que reduz a emissão de CO2 no meio ambiente”, escreveu em nota Welington Souza, diretor geral da LET’S - plataforma de gestão compartilhada dos ativos de logística e distribuição da Americanas e B2W.

Quer saber mais sobre o mundo em transformação e novos modelos de mercado? Assista a essa aula gratuita.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!