Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Futuro das viagens de avião? Pessoas vacinadas e tecnologia zero touch já são realidade

Aeroportos e companhias aéreas inovaram para oferecer serviços com mais segurança – e proteger os viajantes de possível contaminação do coronavírus. Além disso, a pandemia trouxe à tona um novo recurso: o passaporte digital. Entenda.

Futuro das viagens de avião? Pessoas vacinadas e tecnologia zero touch já são realidade

Viagem, avião (Foto: guvendemir via Getty Images)

, jornalista

6 min

14 abr 2021

Atualizado: 8 ago 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Por Sabrina Bezerra

Viage, (Foto: izusek via Getty Images)

Tecnologia zero touch, testes de coronavírus, medição de temperatura e pessoas vacinadas antes de fazer uma viagem de avião. Esse poderia ser um cenário de filme de ficção científica, mas faz parte da realidade contemporânea após a chegada da pandemia de coronavírus. Afinal, oferecer inovações e tecnologias capazes de garantir a segurança do viajante se tornou obrigação — e também um diferencial das empresas. 

Não à toa que, recentemente, a Qatar Airways fez o primeiro voo do mundo apenas com pessoas vacinadas (funcionários e passageiros) e com tecnologia sem toque. Akbar Al Baker, CEO do Grupo Qatar Airways, disse em comunicado que o “voo especial demonstra que a próxima etapa na recuperação das viagens internacionais não está longe.” 

A empresa também foi a primeira — do Oriente Médio — a começar os testes do novo aplicativo IATA Travel Pass, o possível novo passaporte digital de saúde das viagens aéreas. A ferramenta permite agrupar num só local os dados de testes e vacina dos viajantes. Se você quiser saber mais sobre aplicações de tecnologias e novas fronteiras, assista essa aula

COMO SERÁ O FUTURO (E O PRESENTE) DAS VIAGENS DE AVIÃO

As inovações para as viagens de avião em tempos pandêmicos não se limitam à Qantar Airways. A companhia Emirates Airline também fez um voo exclusivo para pessoas vacinadas. Além disso, no início da pandemia, a empresa passou a oferecer teste gratuito de covid-19 aos passageiros que partiam de Dubai. 

A Azul liberou a função em que os passageiros podem despachar e rastrear a bagagem apenas com o uso de QR Code do check-in feito pelo celular. Evitando assim, o contato com outras pessoas. 

Em dezembro, o Aeroporto de Salvador em parceria com a Gol testaram embarque por meio de reconhecimento facial. 

Já o Aeroporto de Internacional de Hong Kong passou a testar cabines que desinfetam pessoas e robôs com tecnologia ultravioleta para desinfetar os espaços públicos. A companhia aérea japonesa ANA (All Nippon Airways) testou uma nova fechadura dos banheiros, que poderia ser aberta e fechada com o uso dos cotovelos.

(Foto: courtneyk via Getty Images)

POR QUE IMPORTA?

É preciso ficar atento: em breve, você — e seus funcionários — devem precisar de um passaporte digital de vacina para viajar (e frequentar outras ambientes também, como festas, restaurantes e trabalho). Alguns países, como Belize, Estônia e Tailândia — que estão em vantagem quando o assunto é vacinação — anunciaram, por exemplo, que a vacinação de covid-19 será um dos requisitos para validar ou não o período de quarentena. 

Com isso, possa ser que, no futuro, todas as companhias aéreas solicitem obrigatoriamente o passaporte da vacina. Confira algumas companhias aéreas que já aderiram (em fase de teste) ao passaporte de saúde da IATA para viajar: AirBaltic, Copa Airlines, Singapura Airlines, Qatar, Emirates, Japan Airlines, entre outras.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!