Aeroportos e companhias aéreas inovaram para oferecer serviços com mais segurança – e proteger os viajantes de possível contaminação do coronavírus. Além disso, a pandemia trouxe à tona um novo recurso: o passaporte digital. Entenda.
Viagem, avião (Foto: guvendemir via Getty Images)
, jornalista
6 min
•
14 abr 2021
•
Atualizado: 8 ago 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Sabrina Bezerra
Tecnologia zero touch, testes de coronavírus, medição de temperatura e pessoas vacinadas antes de fazer uma viagem de avião. Esse poderia ser um cenário de filme de ficção científica, mas faz parte da realidade contemporânea após a chegada da pandemia de coronavírus. Afinal, oferecer inovações e tecnologias capazes de garantir a segurança do viajante se tornou obrigação — e também um diferencial das empresas.
Não à toa que, recentemente, a Qatar Airways fez o primeiro voo do mundo apenas com pessoas vacinadas (funcionários e passageiros) e com tecnologia sem toque. Akbar Al Baker, CEO do Grupo Qatar Airways, disse em comunicado que o “voo especial demonstra que a próxima etapa na recuperação das viagens internacionais não está longe.”
A empresa também foi a primeira — do Oriente Médio — a começar os testes do novo aplicativo IATA Travel Pass, o possível novo passaporte digital de saúde das viagens aéreas. A ferramenta permite agrupar num só local os dados de testes e vacina dos viajantes. Se você quiser saber mais sobre aplicações de tecnologias e novas fronteiras, assista essa aula.
As inovações para as viagens de avião em tempos pandêmicos não se limitam à Qantar Airways. A companhia Emirates Airline também fez um voo exclusivo para pessoas vacinadas. Além disso, no início da pandemia, a empresa passou a oferecer teste gratuito de covid-19 aos passageiros que partiam de Dubai.
A Azul liberou a função em que os passageiros podem despachar e rastrear a bagagem apenas com o uso de QR Code do check-in feito pelo celular. Evitando assim, o contato com outras pessoas.
Em dezembro, o Aeroporto de Salvador em parceria com a Gol testaram embarque por meio de reconhecimento facial.
Já o Aeroporto de Internacional de Hong Kong passou a testar cabines que desinfetam pessoas e robôs com tecnologia ultravioleta para desinfetar os espaços públicos. A companhia aérea japonesa ANA (All Nippon Airways) testou uma nova fechadura dos banheiros, que poderia ser aberta e fechada com o uso dos cotovelos.
É preciso ficar atento: em breve, você — e seus funcionários — devem precisar de um passaporte digital de vacina para viajar (e frequentar outras ambientes também, como festas, restaurantes e trabalho). Alguns países, como Belize, Estônia e Tailândia — que estão em vantagem quando o assunto é vacinação — anunciaram, por exemplo, que a vacinação de covid-19 será um dos requisitos para validar ou não o período de quarentena.
Com isso, possa ser que, no futuro, todas as companhias aéreas solicitem obrigatoriamente o passaporte da vacina. Confira algumas companhias aéreas que já aderiram (em fase de teste) ao passaporte de saúde da IATA para viajar: AirBaltic, Copa Airlines, Singapura Airlines, Qatar, Emirates, Japan Airlines, entre outras.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista
Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!