Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Geração Z: ‘dinheiro não pode comprar felicidade, mas compra amigos’ – e o que isso tem a ver com negócios?

Em busca de conexão, os jovens gastam em academias, clubes sociais e aulas de arte.

Geração Z: ‘dinheiro não pode comprar felicidade, mas compra amigos’ – e o que isso tem a ver com negócios?

Foto de Yan Krukau via Pexels

, jornalista

5 min

3 out 2023

Atualizado: 3 out 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Resumo: 

  • Pessoas americanas com idades entre 18 e 25 anos ― sim, fazem parte da Geração Z ―  disseram sentir-se mais solitárias do que qualquer outra geração em um estudo recente.
     
  • Em busca de conexão, esses jovens gastam dinheiro em academias, clubes sociais e aulas de arte.
     
  • O que você pode aprender com isso: ao entender o comportamento da nova geração, você pode criar estratégias mais certeiras para o seu negócio (entenda mais adiante)

Como você faz amizades? A Geração Z tem gastado parte de seu dinheiro em academias, clubes e afins para fazer amigos.

Isso porque, sentem-se solitárias. Essa solidão, segundo o estudo do Business Insider, acontece especialmente com os trabalhadores remotos.

“Não ter essa experiência social no escritório diminui seu círculo social e, especialmente quando você é jovem, é muito importante ter esse grupo”, disse Matt Schulz, analista-chefe de crédito da LendingTree, ao Insider.

  • William Cabell, 24 anos, gasta US$ 70 por mês para se inscrever em uma academia de escalada e outros US$ 161 em uma academia de jiu-jitsu em Richmond, Virgínia. O objetivo com ambas as associações é conhecer novas pessoas.

O que tem a ver com negócios?

Um clube chamado Soho House diz que seu objetivo principal é fazer com que "pensadores criativos com ideias semelhantes se encontrem, relaxem, se divirtam e cresçam", disse em seu relatório anual de lucros.

Além disso, mostra que a Geração Z e a Geração Y constituem os "grupos de crescimento mais rápido" do clube.

Os estúdios de arte também notaram um aumento no número de participantes da Geração Z. Barley Vogel, proprietário e diretor do Studio Arts Dallas , disse ao Insider que houve um aumento no número de adultos mais jovens frequentando as aulas do estúdio.

Foto: via Canva

O que isso significa?

Você percebeu que o comportamento da Geração Z vai ao encontro da disposição em investir dinheiro em atividades e serviços que proporcionam à ela fazer novos amigos?

Assim, as academias e clubes ganham força como espaços estratégicos para a formação de amizades e isso pode representar uma oportunidade para esses negócios se posicionarem como facilitadores de relacionamentos. 

No seu caso, como você pode facilitar a interação entre seus atuais e possíveis clientes? Uma dica é usar a análise de dados e a Inteligência Artificial para isso.

Por que importa?

Em termos de negócios, esses insights sugerem que as empresas que oferecem produtos e serviços que promovam a conexão social podem abocanhar um mercado promissor.

E como você pode surfar essa onda? Caso seu público-alvo faça parte da Geração Z, uma sugestão seria oferecer atividades e eventos sociais que promovam a interação entre os clientes.

Por exemplo, uma empresa que oferece produtos e serviços online pode criar comunidades online e agendar encontros presenciais para que os usuários possam se conectar e se apoiar; compartilhar dicas e experiências.

Leitura recomendada

E você pode usar a Inteligência Artificial para ajudar na criação de estratégias para seu público-alvo. Como? Participe da mais atualizada Imersão em AI para Negócios do Brasil e aprenda. Confira aqui!

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!