StartSe blackfriday logo
Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Experiência Globo: o que está por trás do novo espaço interativo da marca

A emissora inaugurou o gexperience – espaço físico temático e imersivo – que permite ao público vivenciar experiências dos canais e dos produtos digitais da marca. Entenda!

Experiência Globo: o que está por trás do novo espaço interativo da marca

gexperience (Foto: Lucas Kappaz/Divulgação)

, jornalista

7 min

14 mar 2022

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Por Sabrina Bezerra 

No vocabulário de muitas empresas, a palavra inovação aparece com frequência. Para a Globo não é diferente. A emissora, em busca da reinvenção, inaugurou o gexperience – espaço físico temático e imersivo – que permite ao público vivenciar experiências dos canais e dos produtos digitais da marca. O ambiente tem 3 mil metros quadrados e fica localizado no Shopping Market Place, em São Paulo.

Um projeto como este visa criar ainda mais conexão com as pessoas e, como consequência, reter a fidelidade delas. O motivo está atrelado ao neuromarketing: espaços físicos bem projetados “causam efeitos conscientes e inconscientes nas emoções dos consumidores”, diz Norberto Almeida de Andrade, especialista em neuromarketing e autor de livros sobre marketing e inovação.

Não à toa que as experiências fixas atuais são voltadas ao Big Brother Brasil (BBB), game, novela, esporte. Temáticas que são queridinhas pelo público e há anos a Globo marca território. Além disso, o local tem transmissões ao vivo, lançamento de obras e gravações em estúdios do espaço. O famoso omnichannel.

COMO FUNCIONA O GEXPERIENCE

"O gexperience é extremamente interativo. Ele é imersivo para que as pessoas realmente possam brincar, se emocionar. Mas ao mesmo tempo a gente tem um outro lado lúdico, tem o equilíbrio da tecnologia com o lado lúdico", diz ao Jornal Nacional Fernando Tornaim, sócio da Tornak Holding, empresa que ajudou a idealizar e executar o projeto do gexperience.

Na prática, os visitantes podem vivenciar os programas da emissora. “Por exemplo, em uma das áreas, a globoplay experience, oferece uma experiência em 9D e usa realidade virtual para colocar o público em cenas de novelas e séries como ‘Verdades secretas 2’ e ‘Sessão de terapia’. Também há uma réplica do confessionário do ‘BBB’”, diz a Globo. Além disso, conta com arenas de patrocinadores como LG, Claro e Coca-Cola.

Para entrar no local, é preciso comprar o ingresso que custa R$ 39,90. Crianças de até 5 anos têm entrada gratuita.

Reprodução do confessionário do BBB no gexperience (Foto: Lucas Kappaz/Divulgação)

POR QUE A GLOBO LANÇOU O GEXPERIENCE

A empresa quer aproximar as pessoas das atrações de seu ecossistema. E não é em vão. Afinal, o público tem curiosidade em conhecer o cenário físico de uma novela ou o confessionário do BBB, por exemplo, – e a título de comparação, isso vale para outras empresas também: cada vez mais, o consumidor quer conhecer os bastidores do negócio. Isso faz com que virem fãs da marca, mas este é assunto para outro artigo.

Voltando para a análise do gexperience, a Globo que até então entrava na casa das pessoas, agora abre as suas portas para receber as pessoas, e são elas as protagonistas. “O público sai de telespectador e passa a viver como protagonista daquilo que até então ele assistia pela TV", diz à CBN Priscila Braga, CEO do gexperience.

+ Quer aprender também sobre os conceitos avançados de como atrair, engajar, converter e fidelizar clientes? Conheça o Growth Program.

No gexperience, ambientes reproduzem cenários de novelas (Foto: Lucas Kappaz/Divulgação)

POR QUE IMPORTA?

Este tipo de experiência pode ser um diferencial para a empresa. “Isso porque, permite que as pessoas mergulhem na cultura de marca e, como consequência, cria conexões duradouras com ela”, diz Andrade.

Também vai ao encontro do comportamento dos Millennials e da Geração Z que, cada vez mais, consomem experiências, segundo um estudo realizado pela McKinsey em parceria com a Box 1824. 

Ou seja, as empresas precisam repensar seu modelo de criação de valor, usando novos canais e se beneficiando deles para criar relações com a clientela.

Banner newsletter StartSe

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!