Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Glambox: como a startup transformou beleza em sucesso financeiro

Criada como um clube de assinatura, marca cresceu e passou a compor o portfólio da B4A ao lado da Men's Market.

Glambox: como a startup transformou beleza em sucesso financeiro

Glambox (foto: divulgação)

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Por Belisa Frangione

A história da Glambox

Em 2012, a princesa Paola de Orleans e Bragança, fã de cosméticos, fez um questionamento: “Não seria genial poder experimentar produtos antes de comprá-los?”. Para colocar a resposta dessa pergunta em prática, ela, junto com a sua sócia, Ana Flora Jacobucci, criaram uma plataforma de experimentação de cosméticos, a Glambox.

Com inspiração no Birchbox, um serviço similar que surgiu nos Estados Unidos em 2010, Paola e Ana foram em busca de marcas de beleza no Brasil para propor que estas disponibilizassem amostras de produtos em fase de pré-lançamento. A ideia era reunir as amostras em caixas e entregá-las em domicílio por meio de assinatura.

Além das marcas de cosméticos, as sócias promoveram parcerias também com marcas de moda e designers para a customização das caixas e, desta forma, oferecer um consumo consciente, que possibilita testar um produto antes de comprar, e analisar a aceitação da marca por parte das empresas.

As assinaturas da Glambox vão de R$ 67,90 por mês (no plano anual) a R$ 82,90 (plano mensal). Através de um cadastro, a assinante preenche informações referentes ao seu perfil, como tipo de pele e de cabelo, para evitar, por exemplo, que uma morena de cabelos cacheados receba a amostra de um shampoo para cabelos loiros e lisos.

Em 2017, a Glambox foi adquirida pela Beauty For All (B4A), startup de beauty-tech que também é dona da Men’s Market

Paola de Orleans e Bragança, cofundadora da Glambox (foto: divulgação)

O que a Glambox faz?

A Glambox é um clube de produtos de beleza por assinatura no sistema de amostragem reversa. Neste modo, a empresa faz parceria com as marcas e oferece uma oportunidade de experimentação de produtos pelas consumidoras. 

As consumidoras recebem um leque de produtos que em geral valem mais do que elas pagam e normalmente respondem a um questionário depois.

Como a Glambox inovou?

A Glambox não se limitou a divulgar amostras grátis de cosméticos por meio de assinatura. Passou a estudar o comportamento do consumidor e, de quebra, promover estudos de caso para as empresas de produtos de beleza, que puderam ter uma noção maior do que estava disponível no mercado e realizar adaptações quando necessário.

O portal da Glambox ainda permite acesso a cursos online de beleza e bem-estar, lives e tutoriais promovidos por outras assinantes da marca.

Em vez de manter um padrão de envio dos produtos, a Glambox escolhe um tema diferente da caixa para cada mês. Em fevereiro, o tema foi carnaval, com embalagens coloridas e produtos de cores vibrantes. Em julho, com o tema inverno, produtos de cores mais sóbrias.

Glambox (foto: divulgação)

Por que a Glambox é case de sucesso?

Durante a pandemia do coronavírus, a B4A decidiu ir além da experiência customizada. Os clientes da Glambox e da Men’s Market ganharam uma plataforma com mais de 2 mil produtos com preços mais convidativos e frete grátis.

Por conta dessa novidade, a empresa viu seu número de assinantes passar de 25 mil em março de 2020 para 45 mil em setembro do mesmo ano.

Em seu site, a Glambox informa que já foram enviadas mais de 300 mil caixas e testados mais de 2 milhões de produtos.

Jan Riehle, CEO da B4A (foto: divulgação)

Como é a gestão na Glambox?

A filosofia da empresa diz o seguinte: “Nós somos um grupo de especialistas em beleza e internet, mas acima de tudo somos consumidoras como você. Sabemos que a quantidade de marcas existentes mundo afora pode tornar a escolha de cosméticos mais difícil do que poderia ser. Queremos conhecer produtos, consagrados e novidades, de uma forma prática, bem informada e divertida”. 

A empresa também trabalha de uma forma a garantir que a assinante receba, em produtos, três vezes mais do que o valor da assinatura.

O que a Glambox pode te ensinar?

Arranjar maneiras criativas de fidelizar o cliente é fundamental. A assinante da Glambox, ao renovar a assinatura e ao responder pesquisas de mercado, pode ganhar pontos para trocar por outros produtos.

Promover um diferencial ao divulgar um produto. A Glambox divulga conteúdos que vão desde tutoriais em vídeo até textos para explicar o uso adequado de cada produto.

Utilizar os dados a seu favor. A B4A destaca que, especialmente em um momento de pandemia, a otimização de dados para a customização e o contato digital com o público viabilizou saber o que cada cliente precisa e gosta.

Ficha

Nome: Glambox

Ano de fundação: 2012

Origem: Em São Paulo, com a ideia de testar produtos de beleza antes de comprá-los

Valor de mercado: Não divulgado

CEO:  Jan Riehle (CEO da B4A)

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!