StartSe blackfriday logo
Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Nova frente de negócios? Gol recebe autorização para criar fintech de empréstimos

A PAGOL poderá conceder empréstimos para terceiros; entenda

Nova frente de negócios? Gol recebe autorização para criar fintech de empréstimos

Avião da Gol Linhas Aéreas (foto: reprodução)

, jornalista da StartSe

5 min

23 set 2022

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Por Tainá Freitas

Agora a Gol poderá realizar empréstimos para terceiros através de uma fintech: a PAGOL. Constantino de Oliveira Júnior e Ricardo Constantino, controladores da companhia aérea, receberam autorização do Banco Central para abrir o novo negócio.

A autorização foi concedida para que a PAGOL seja uma Sociedade de Crédito Direto, modalidade regulamentada pelo Banco Central em 2018. A fintech possibilita operações de crédito online usando capital próprio. A PAGOL possui o recurso inicial de R$ 5 milhões.

ABERTURA PARA STARTUPS

A Gol tem estreitado seu relacionamento com startups recentemente. A empresa fez uma parceria com a fintech MOSS Earth para facilitar que os clientes comprem créditos de carbono para compensar a pegada dos voos.

Outra iniciativa é um projeto de eVTOL com a startup Vertical Aerospace. eVTOL são veículos aéreos e elétricos de decolagem e pouso vertical (também são chamados de “carros voadores” ou “drones voadores”).

APOSTA EM SERVIÇOS FINANCEIROS

E no setor de inovação e startups, não é apenas a Gol que tem apostado em novas possibilidades de serviços financeiros. Recentemente, o Magazine Luiza recebeu aprovação do Banco Central para se tornar um Iniciador de Transação de Pagamentos (ITP), modalidade constituída em 2020.

Agora, o Magalu está testando que compradores da Kabum (que adquiriu em 2021) iniciem o pagamento por Pix dentro da própria plataforma. Dessa forma, o Magalu envia o pedido de pagamento ao banco do cliente e o usuário apenas confirma no aplicativo do banco, trazendo mais praticidade.

O modelo convencional de pagamento por Pix aplicado hoje pelos e-commerces é ler o QR Code de pagamento ou copiar e colar códigos específicos de cada transação.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Apresenta o podcast Agora em 10 na StartSe e também atua na área de Comunidades na empresa. É especialista em inovação, tecnologia e negócios.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!