Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

A meta do Google para criar uma legião de profissionais especialistas em tecnologia até 2027

Empresa tem meta ambiciosa de preparar mais de 40 milhões de pessoas ‒ com foco também em grupos sub-representados ‒ no setor de cloud nos próximos cinco anos. Entenda a estratégia!

A meta do Google para criar uma legião de profissionais especialistas em tecnologia até 2027

Photo by Rajeshwar Bachu on Unsplash

, jornalista

8 min

3 jan 2023

Atualizado: 6 jul 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Vamos direto ao ponto: faltam profissionais na área de tecnologia, mas cresce o interesse dos que gostariam de fazer uma transição de carreira para a área tech.

É nesse público ‒ que talvez você faça parte ‒ que o Google está de olho. A empresa, por meio do Google Cloud, seu braço voltado para a tecnologia em nuvem, tem a meta ambiciosa de preparar mais de 40 milhões de pessoas ‒ com foco também em grupos sub-representados ‒ no setor de cloud nos próximos cinco anos (entenda mais adiante). 

O curioso é que, não necessariamente, a big tech tem o interesse em contratar esses profissionais.


“A nossa missão é influenciar jovens a ingressar na computação em nuvem porque várias oportunidades de reconhecimento profissional e pessoal acontecem”, afirma durante o evento do Google Cloud para estimular o crescimento dos desenvolvedores Innovator Hive, em Salvador, Berthier Ribeiro Neto, diretor de engenharia do Google na América Latina.

No Brasil, o apetite é tanto em formar esses profissionais que desde 2017 investiu R$ 1,6 bilhão para fortalecer sua infraestrutura técnica no Brasil ‒ o que inclui o mercado de nuvem.

Analisando o movimento, a ideia do Google é atrair clientes b2b. Pense com a gente: se existe um possível “apagão de TI”, mas o mercado teria milhões de especialistas em Google Cloud, logo, aumentaria a chance das empresas contratarem os serviços da nuvem da big tech ‒ já que teria profissionais especializados no tema disponíveis no mercado.

O que faz sentido, já que o setor de cloud é um dos que mais cresce no mundo. “O segmento, com 24,8 mil vagas novas em cinco anos, representará 6% da demanda total”, diz a Brasscom em um relatório feito em 2019.

Berthier Ribeiro-Neto, Diretor de Engenharia do Google na América Latina, durante o Innovators Hive em Salvador (Foto divulgação Google)

Evento do Google Cloud para estimular o crescimento dos desenvolvedores

A expectativa é tanta que o braço de nuvem da empresa vai realizar uma nova edição do Innovators Hive para potenciar o crescimento desses profissionais.

Quando? 

  • 8 de julho, a partir das 10h, direto da cidade de São Paulo e com transmissão live streaming no YouTube para a comunidade de desenvolvedores de todo o país. 
     
  • A programação vai contar com uma série de palestras e workshops sobre Inteligência Artificial Generativa, chatbots, entre outros assuntos desta área. 
     
  • O evento abrirá com uma palestra sobre Diversidade & Inclusão voltada para a carreira de dados e IA, ministrada por Melina López, gerente de Marketing de Produto e Inclusão para a América Latina. 

Por quê?

“A tecnologia de nuvem tem sido uma aliada cada vez mais essencial para a inovação em empresas de todos os segmentos. Sabemos também que tecnologia pode ser feita por todo mundo, por isso o evento terá um foco muito importante em equidade. Teremos conosco líderes de organizações como o Quebradev e Perifacode, que ensinam pessoas de periferia a programar, e um painel muito representativo de palestrantes para ensinar sobre IA generativa”, diz Melina López, Gerente de Marketing de Produto e Inclusão do Google Cloud para a América Latina.

Berthier Ribeiro-Neto, Diretor de Engenharia do Google na América Latina (Foto: divulgação Google)

O que é o Google Cloud?

É um braço de negócios do Google com foco na computação em nuvem como serviço para empresas públicas e privadas. 

Na prática, é uma plataforma que armazena arquivos sem a necessidade de um hardware. Assim, é possível que diversas pessoas possam acessá-los remotamente de qualquer lugar do mundo.

Quais são os serviços do Google Cloud?

O Google Cloud oferece recursos como: infraestrutura que inclui serviços de computação, armazenamento e rede em várias regiões do mundo.

“Atendemos setores como varejo, finanças, saúde, entre outras. A plataforma permite, por exemplo, que as empresas criem, testem e implantem aplicações em uma infraestrutura confiável, segura e que possa ser usada por milhares de usuários ao mesmo tempo”, diz a empresa.

Como trabalhar com Google Cloud?

Se você quer trabalhar na área de tecnologia e ser especialista em nuvem, o Google oferece uma plataforma gratuita chamada Google Cloud Skills Boost

Ela fornece acesso a cerca de 700 laboratórios práticos, cursos baseados em funções, selos de habilidades e recursos de certificação, incluindo 16 trilhas de aprendizagem.

É por meio dessa plataforma que a big tech pretende formar tantos profissionais até 2027. 

Quer saber se é a hora de mudar para a área de tecnologia em nuvem? Confira aqui!

Por que importa?

Atualmente, 78% dos profissionais que gostariam de migrar de emprego querem ir para a área de tecnologia, segundo dados da Land, empresa de recrutamento. 

Alguns não sabem por onde começar (é o seu caso?), e o Google Cloud sabe disso. Por isso, tem estimulado a educação em tecnologia em nuvem para essas pessoas. 

Desta forma, é uma espécie de ganha-ganha: de um lado, trabalhadores ganham educação gratuita - o que facilita a migração de carreira. Do outro, a big tech ganha uma legião de profissionais especializados em sua tecnologia.

Leitura recomendada
Mas longe de ser a única tecnologia que as empresas estão olhando. Não à toa. Afinal, cada tecnologia que você não domina, é uma vantagem competitiva importante que você perde. Se você quiser sair da teoria e ir para a prática e usar tecnologias emergentes a favor da sua carreira ou negócio, aqui está a forma mais rápida e eficiente de começar.


*De Salvador

Jornalista viajou a convite do Google Cloud

LEITURA RECOMENDADA

Desenvolva suas habilidades como líder dominando ferramentas de Inteligência Artificial para impulsionar a eficiência e melhorar a tomada de decisões. Basta clicar aqui! 

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!