StartSe blackfriday logo
Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

IA vira solução sustentável e peso para Google; entenda

Se todas as buscas do Google fossem feitas usando IA generativa, o custo de energia anual seria igual o da Irlanda. Mas a empresa anda de olho nisso

IA vira solução sustentável e peso para Google; entenda

, Jornalista

4 min

15 out 2023

Atualizado: 15 out 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Se todas as pesquisas no Google usassem Inteligência Artificial generativa semelhante ao ChatGPT ou Bard, o buscador consumiria tanta eletricidade anualmente quanto a Irlanda.

  • Por quê? Adicionar IA generativa à Pesquisa Google aumenta em 10 vezes o consumo de energia, de acordo com uma nova análise.

Qual o mindset por trás? O artigo publicado esta semana na revista Joule começa a traçar um quadro de qual pode ser o impacto ambiental da IA, à medida que ela começa a permear aparentemente todos os cantos da cultura pop e da vida profissional.

A IA generativa requer servidores poderosos, e a preocupação é que todo esse poder de computação aumente o consumo de energia e a pegada de carbono dos data centers.

Foto: Getty Images


Google usa IA para iniciativas mais sustentáveis

Entretanto, a empresa anunciou esta semana uma série de atualizações que auxiliam as pessoas que querem viver de forma mais sustentável. 

  • Na hora de buscar por carro elétrico, por exemplo, os usuários terão uma interface adaptada para comparar preços, autonomia de bateria e descobrir modelos mais populares no mercado. 
  • E se você quiser uma rota melhor, o Google Maps ampliará a disponibilidade da ferramenta de inteligência artificial que criará rotas com menor emissão de carbono.

Sobre o problema da IA e sustentabilidade, Kate Brandt, diretora de sustentabilidade da empresa, disse aos repórteres que “somos cerca de 1,5 vezes mais eficientes em termos de energia do que um data center empresarial típico", disse ela. "E, é claro, estamos nos esforçando para obter energia sem carbono em nossas operações de data center".

Por que importa?

Enquanto a Inteligência Artificial avança e as empresas testam para não perder a onda, outras questões se abrem. O alto consumo de energia já tinha sido uma discussão levantada pelo blockchain e agora volta com a IA. 

A porta-voz do Google diz que historicamente “verificamos que a procura de computação por IA aumentou muito mais lentamente do que a energia necessária para isso”. 

Se isso vale como ponto estratégico, saberemos em breve. A questão agora é que as oportunidades para quem quer olhar para IA de um ângulo sustentável devem crescer. O custo é alto demais – para todos nós. 

Leitura recomendada

Inteligência Artificial é o agora. Participe da mais atualizada Imersão em IA para Negócios do Brasil e aprenda as estratégias, ferramentas e soluções que vão impulsionar sua empresa e tornar você uma liderança IA de verdade. Confira!

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista focada em empreendedorismo, inovação e tecnologia. É formada em Jornalismo pela PUC-PR e pós-graduada em Antropologia Cultural pela mesma instituição. Tem passagem pela redação da Gazeta do Povo e atuou em projetos de inovação e educação com clientes como Itaú, Totvs e Sebrae.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!