Sob pressão da concorrência, Sundar Pichai anuncia transformações no serviço de buscas, sinalizando o início de uma nova era no marketing digital e na experiência online
Sundar Pichai
, Founder da StartSe
3 min
•
12 dez 2024
•
Atualizado: 12 dez 2024
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Seu conteúdo em até 1 minuto*
“Eu acho que vocês vão se surpreender até mesmo no início de 2025 com o tipo de coisas novas que a busca pode fazer comparado ao que é hoje”. Essa frase é de Sundar Pichai, CEO do Google.
As mudanças que o Google promete fazer no seu serviço de buscas tem uma motivação maior: a competição com a OpenAI. A companhia já lançou seu serviço de buscas e está construindo seu próprio navegador.
Essa é a maior dor de cabeça que o Google pode ter. Afinal de contas, cerca de 75% da receita da empresa vem da publicidade embarcada nas pesquisas. Cerca de 30% de toda publicidade online vai para o Google.
Numa pesquisa recente que fiz por aqui, 57% das pessoas disseram que já usam mais o ChatGPT para pesquisas do que o próprio Google. Apesar da amostra pequena, pode ser um sinal de uma quebra de padrão.
Nós estamos há 25 anos fazendo pesquisas na internet "do mesmo jeito". O Google reinventou e dominou esse mercado, mas agora parece haver um novo concorrente capaz de enfrentá-lo à altura.
Sunda Pichai continuou dizendo: "quando eu olho para o que está por vir, vejo que estamos nos estágios mais iniciais de uma mudança profunda". A OpenAI cutucou a onça com vara curta, vamos ver o desfecho disso.
PS: quem usa o Google como canal de vendas (quase todo mundo, no caso) precisa ficar atento a todas essas mudanças. É algo muito significativo para as estratégias de marketing das companhias.
Leitura recomendada
Quer aprender mais sobre as transformações do mercado?
Participe do Executive Program e conecte-se diretamente com Junior Borneli. Inspire-se com quem já faz a diferença! Garanta sua vaga agora!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Founder da StartSe
Fundador do StartSe, empresa de educação continuada com sede no Brasil e operações no Vale do Silício e na China. Empreendedor há mais de 10 anos, apaixonado por vendas e criação de produtos. Trabalha todos os dias para "provocar novos começos" através do compartilhamento de conhecimento.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!