Treinado pelo supercomputador Colossus, o modelo promete mais poder computacional, raciocínio aprimorado e acesso em tempo real ao X.
Reprodução
, Founder da StartSe
3 min
•
18 fev 2025
•
Atualizado: 18 fev 2025
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Seu conteúdo em até 1 minuto*
O novo algoritmo de IA de Elon Musk foi lançado na madrugada de hoje. Como em tudo o que faz, o dono da Tesla afirma que sua IA é a mais avançada do mundo e que superou todos os seus rivais.
O Grok 3 foi treinado pelo supercomputador Colossus, que tem cerca de 200 mil GPUs à disposição. Durante o anúncio, Musk disse que seu novo modelo tem 10x mais poder computacional do que a versão anterior.
O novo algoritmo tem 2 "sub modelos", o Grok 3 Reasoning e Grok 3 mini Reasoning, podem cuidadosamente “pensar sobre” problemas, similar a modelos de “raciocínio”, assim como o ChatGTP e o DeepSeek.
Diferente dos concorrentes, o Grok 3 acessa o X em tempo real, fornecendo respostas mais contextuais. Além disso, foi treinado com dados sintéticos e um sistema de autoavaliação que promete minimizar alucinações.
Uma coisa que chamou a atenção foi a velocidade com que o time de Musk conseguiu "ligar" o Colossus. Foram 122 dias para instalar as primeiras 100 mil GPUs e mais 92 dias para dobrar essa capacidade.
Existe um sistema chamado Arena, que é usado pelas empresas de IA para fazer um "teste cego" do algoritmo, colocando-o para competir com os outros modelos que já existem por aí.
Pela apresentação de ontem, vista por 3,3 milhões de pessoas, Musk mostrou os resultados do teste. O Grok 3 superou ChatGPT, Gemini, DeepSeek e Claude em todos os testes, conforme os gráficos exibidos apontaram.
Todo novo algoritmo de IA tende a ser melhor do que o seu antecessor. E isso acontece porque a própria IA em si evolui e porque todos aprendem com o avanço obtido por esse ou aquele modelo.
Mas o fato é que Grok 3 é um modelo bastante avançado, que vai puxar a barra dos seus rivais para cima. Pelo investimento em GPUs, ele custou muitas vezes mais do que a IA dos chineses, mas é só um "detalhe'.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Founder da StartSe
Fundador do StartSe, empresa de educação continuada com sede no Brasil e operações no Vale do Silício e na China. Empreendedor há mais de 10 anos, apaixonado por vendas e criação de produtos. Trabalha todos os dias para "provocar novos começos" através do compartilhamento de conhecimento.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!