Gustavo Caetano é um dos empreendedores mais importantes e influentes da atualidade e sua história é marcada por grandes conquistas, reconhecimentos e, claro, muita inovação
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Ele foi considerado, pela imprensa americana, o “Mark Zuckerberg brasileiro”. Fundou uma das empresas mais inovadoras do mundo – a SambaTech – e foi considerado um dos jovens mais inovadores de todo o planeta, além de ter sido convidado para fazer uma palestra, na Nasdaq (o mercado de ações de empresas de tecnologia dos EUA), para os fundadores do Google, Facebook, Dell e outros.
Para Gustavo Caetano, apostar em uma educação alternativa é uma das melhores formas de se diferenciar de outras pessoas. “A minha maior indicação é: busque conhecimento o tempo inteiro, mas não em lugares tradicionais ou que só fala sobre sua indústria ou negócio”, afirma em entrevista à StartSe.
O empreendedor defende a educação em universidades quando “elas são de ponta e podem oferecer algo relevante”. Ele começou sua trajetória profissional ao ingressar na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), no Rio de Janeiro. Na época, como a maioria dos jovens, ele olhou a avaliação do curso desejado em um guia especializado e optou pela instituição.
“Hoje em dia, o problema é que o conhecimento é muito mais rápido do que a academia consegue acompanhar. Possivelmente, a pessoa que se forma em marketing hoje não terá todo o conhecimento de marketing digital que é necessário para atuar em uma empresa ou montar o próprio negócio. É diferente do conhecimento que poderia ter em cursos muito focados”, explica.
Depois de cursar marketing, Caetano criou a Samba Mobile – o embrião do que seria a Sambatech hoje. Na época, a startup fornecia jogos para celulares, quando esse mercado estava começando a ser criado no Brasil. O empreendedor não optou por seguir com uma pós-graduação ou MBA, mas por buscar a formação que faltava para seu negócio.
+ O que é disrupção? Entenda como a inovação auxilia esse processo
“Eu era formado em marketing e estava montando uma empresa de tecnologia, então fui para o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos) para fazer um curso de inovação em produtos de tecnologia”, conta. Em 2007, seu objetivo era aprender sobre nuvem, o que acabou se tornando um produto oferecido pela própria empresa de Caetano hoje. A Sambatech possui hospedagem, distribuição de vídeo-aulas para EAD, além de plataforma para venda de cursos online.
A opção pela educação alternativa continuou em sua trajetória. O empreendedor fez um curso de uma semana na Disney Institute, universidade corporativa da Disney. “Um dos investidores da minha empresa foi presidente da Disney no Brasil por 10 anos e ele falou: você tem que olhar a Disney por dentro, porque lá é uma empresa de inovação, mesmo tendo mais de 100 anos”, disse Caetano.
A Disney Institute também é sediada em Orlando e possui cursos de encantamento e atendimento ao cliente, criatividade, entre outros. “Há momentos em que é preciso criar um show novo para um parque específico da Disney em 15 dias, um mês, e os funcionários têm dois, três dias para montar o show, treinar o pessoal que vai cantar e dançar. A inovação é forçada, precisa acontecer naquele período”, afirma.
+ Educação: como tornar as pessoas protagonistas?
Para Caetano, esse processo ajuda a criar culturas inovadoras, não restrita a colaboradores específicos. “Não adianta ter uma pessoa criativa e inovadora dentro do escritório se, quando ela não está ali, ninguém pensa”.
O CEO do Samba Tech e um dos brasileiros mais influentes do segmento digital quer ajudar a transformar ideias negócios de sucesso. Para isso, lançou o livro “Pense Simples” e também o “Faça Simples – O guia prático e definitivo para transformar sua ideia em um negócio de sucesso de maneira descomplicada”, em coautoria com Arthur Pelegrino.
O livro aborda pontos importantes para quem deseja empreender, executar suas ideias e construir uma empresa de sucesso. A proposta do Gustavo é ensinar o caminho das pedras aos leitores para que eles possam validar seu negócio, desenvolver o pensamento empreendedor e construir a melhor estratégia para tornar seu projeto palpável.
“Para alcançar o sucesso é preciso ter visão, proatividade, capacidade de execução e humildade, além de criar soluções inovadoras e robustas que consigam resolver problemas. Porém, não adianta ter grandes ideias e excelentes ferramentas se o empreendedor não souber o que fazer com elas. Por isso, o livro é um passo a passo para auxiliar quem quer se aventurar no mundo do empreendedorismo e não sabe por onde começar”, explica Gustavo Caetano.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!