Uma das mais conhecidas metodologias para criar roadmaps de novos produtos e modelos de negócio, os Horizontes da Inovação ajudam a traçar os panoramas mais adequados para converter estratégias de inovação em planos de ação. Saiba mais sobre.
Foto: Pexels
, Jornalista
6 min
•
2 ago 2024
•
Atualizado: 2 ago 2024
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Uma das mais conhecidas metodologias para criar roadmaps de novos produtos e modelos de negócio, os Horizontes da Inovação ajudam a traçar os panoramas mais adequados para converter estratégias de inovação em planos de ação.
Inspirada pelo modelo clássico da McKinsey, a versão desenvolvida pela StartSe adiciona duas etapas à jornada de amadurecimento tecnológico percorrida por cada organização.
Para entender melhor, veja primeiro a figura abaixo, começando pela avaliação dos três horizontes clássicos: H1 (Projetos), H2 (Experimentos) e H3 (Investigação).
HORIZONTE 1 (NOW) - CORE BUSINESS
Horizonte que reúne fontes atuais de geração de receitas — e os projetos de melhoria de processos, margens e fluxo de vendas.
HORIZONTE 2 (NEXT) - NEGÓCIOS EMERGENTES
Iniciativas focadas na expansão do modelo de negócio principal, orientadas pela exploração de novos produtos e mercados com algum nível de previsibilidade.
HORIZONTE 3 (NEW): NOVOS NEGÓCIOS
Busca por elementos inéditos e soluções com potencial para disruptar indústrias. Marcado pela incerteza, trata-se de um horizonte que pode levar à reinvenção total da organização.
Estes são os três elementos essenciais de planejamentos de inovação. Mas, para que a teoria não fique apenas no papel, sugerimos adicionar as camadas abaixo ao plano de ação.
HORIZONTE –1 (ABRIR MÃO)
Este é o horizonte negativo, que mostra os projetos, processos e produtos que devem ser encerrados ou pivotados, mesmo que gerem receita no curto prazo. Uma decisão difícil, mas necessária para abrir espaço para a inovação.
HORIZONTE ZERO (IMEDIATO)
A primeira ação que cada indivíduo pode fazer para contribuir para a evolução da jornada de inovação da empresa — e gerar resultados eficazes em meio ao excesso de opções, complexidade de cenários e urgências do dia-a-dia.
ABORDAGEM INTEGRADA
É importante lembrar que os Horizontes de Inovação não devem ser explorados separadamente. A metodologia tem como principal função definir os níveis de esforço e investimentos dedicados a cada frente de exploração, de acordo com a realidade de cada organização.
A abordagem mais utilizada prevê a proporção 70:20:10 para o H1, H2 e H3. Mas, dependendo do setor ou do nível de risco assumido, pode-se redefinir os parâmetros para 60:20:20, por exemplo.
A abordagem integrada também prevê a conexão com outras ferramentas de inovação. No caso da StartSe, os Horizontes fazem parte de uma jornada que combina o seu uso com Radares de Sinais e Licenças Estratégicas.
Assim como qualquer estratégia de inovação, trata-se de uma metodologia que tem como base a formação de uma cultura de ambidestria, iteração e capacidade de adaptação.
Antes mesmo de pensar na grande solução que irá disruptar o mercado (e a sua própria organização), o mais importante é COMEÇAR a sua jornada de transformação.
O ponto de partida é descobrir a ideia que você pode testar ainda hoje.
Você já sabe qual é a sua?
Leitura recomendada
Quer aprender a usar esse e mais 15 frameworks atuais de negócios para planejar o próximo ciclo da sua empresa, na prática?
Piero Franceschi e outros experts em inovação do mercado podem ser seus professores e mentores de negócio no StartSe Executive Program. Um programa objetivo de 3 dias focado em 3 pilares: identificação de sinais para construir vantagens competitivas, construção das suas licenças competitivas para se destacar no mercado e seu plano de ação dentro dos 3 horizontes do seu negócio (curto, médio e longo prazo) com aplicação já no dia seguinte. Conheça aqui todos os detalhes do programa e faça parte da próxima turma. Saiba mais!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Jornalista
Fundador da Casa 3163, content house especializada em negócios, inovação, tecnologia e empreendedorismo.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!