Entenda o que é o hyperloop e quais são os planos deste meio de transporte no Sul do país
Foto: divulgação/Hyperloop
, jornalista da StartSe
7 min
•
3 set 2021
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Tainá Freitas
Menos de 20 minutos: essa é a previsão de uma viagem de hyperloop de Porto Alegre a Caxias do Sul, de acordo com a HyperloopTT, empresa que busca viabilizar este meio de transporte ultrarrápido. Atualmente, esse trajeto é feito em cerca de duas horas de carro.
A previsão faz parte de um estudo de viabilidade feito em parceria com o Governo do Rio Grande do Sul e a UFRGS. Juntas, as instituições analisaram como seriam os 30 anos de operação do transporte, incluindo um período de cinco anos para construção e implementação.
O trajeto entre Caxias do Sul e Rio Grande do Sul poderia ser feito em 20 minutos seguindo a velocidade máxima de 835 km/h. O hyperloop é um transporte que carrega pessoas e/ou cargas em cápsulas, favorecidas pela levitação magnética.
A expectativa é que imãs presentes em túneis subterrâneos permitam a levitação das cápsulas e que, sem a interferência do vento, seja alcançada a velocidade supersônica. A iniciativa ainda não está em vigor e está em fase de ideação e prototipação ao redor do mundo.
A HyperloopTT foi criada em 2013 e é uma das empresas líderes em pesquisas do setor. No entanto, há concorrentes: a Virgin Hyperloop, por exemplo. A companhia, antes chamada de “Hyperloop Technologies”, mudou de nome após receber aportes da Virgin Galactic, empresa de viagens espaciais de Richard Branson (que recentemente viajou ao espaço).
Elon Musk é um outro nome que está de olho no Hyperloop. O CEO da Tesla e SpaceX publicou um artigo em 2013 sobre a tecnologia. Entretanto, ele decidiu focar primeiro na The Boring Company, empresa de transporte em túneis, mas sem as cápsulas.
O hyperloop nasce com a promessa de ter eficiência energética, atendendo à tendência mundial de eletrificação dos veículos de transporte. A iniciativa prevê a instalação de painéis solares para captura de luz solar, gerando energia renovável. A expectativa, no entanto, é que o projeto gere 3,6 vezes mais energia do que consome, de acordo com o estudo.
Ainda segundo o estudo feito com o Governo do Rio Grande do Sul e a UFRGS, o veículo poderá diminuir a emissão de carbono em 95 toneladas ao longo de 30 anos.
A projeção de custo de implementação e operação do sistema no período analisado é de US$ 7,71 bilhões. O projeto se tornaria lucrativo em 14 anos sem subsídio do governo e com geração de 50 mil empregos voltados à construção.
Essa é uma das perguntas mais relevantes sobre o assunto. Isso porque o hyperloop é um projeto estudado há alguns anos, mas que ainda não tem previsão de operação em pequena ou larga escala, devido a complexidade do projeto.
A HyperloopTT abriu, em 2017, um centro de pesquisa e desenvolvimento em Toulouse, na França. Atualmente, a companhia está realizando testes de segurança e viabilidade do sistema.
Já existem, no entanto, parceiros interessados em tornar a expectativa uma realidade: a empresa fez, em 2018, um acordo com a Aldar Properties para construção do primeiro sistema comercial de hyperloop, previsto para Abu Dhabi.
…
O Planejamento Estratégico Tradicional se tornou um mecanismo "ingênuo" para acompanhar o ritmo da Nova Economia. Conheça o programa S4D - Strategy for Disruption e veja o inédito Planejamento Estratégico 4D StartSe, único no mundo e capaz de gerar Poder Competitivo e Adaptativo Real para seu negócio.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista da StartSe
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Apresenta o podcast Agora em 10 na StartSe e também atua na área de Comunidades na empresa. É especialista em inovação, tecnologia e negócios.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!