Nesta coluna, Gustavo Bodra, sócio e CTO da StartSe, fala sobre a importância da liderança em garantir que estamos construindo um futuro tecnológico ético e confiável. Entenda!
empresários trabalhando no escritório sobrepostos a várias linhas de código de computador (Fonte: Getty Images)
, CTO na StartSe
3 min
•
23 fev 2024
•
Atualizado: 23 fev 2024
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Recentemente, enquanto lia e assistia as últimas novidades do mundo da inteligência artificial, descobri algo interessante, mas ao mesmo tempo desafiador: a IA está se infiltrando em todos os cantos da nossa vida, da educação ao setor bancário, não sem esbarrar em alguns obstáculos pelo caminho.
No campo da educação, um tutor de matemática alimentado por IA, o Khanmigo, enfrentou críticas por erros de cálculo. Isso levanta um alarme sobre a confiabilidade dos sistemas de tutoria de IA.
No setor bancário, por outro lado, a IA está facilitando interações, prometendo tornar as chamadas para o banco menos tediosas. E no universo do hardware, empresas como Nvidia e Intel estão colhendo os frutos de um mercado faminto por chips de IA.
Mas não é só de avanços que vive a IA. A ética e a precisão dessas tecnologias estão sob intensa avaliação, como visto na recente polêmica envolvendo o Google Gemini. Erros em imagens históricas geradas por IA nos lembram da importância da responsabilidade no desenvolvimento tecnológico.
Estamos na crista da onda da revolução da IA, e como líderes, é nosso papel não apenas surfar essa onda, mas também garantir que estamos construindo um futuro tecnológico ético e confiável.
O compromisso com a pesquisa contínua, considerações éticas e controle de qualidade em aplicações de IA é crucial.
E você, como está navegando por estas águas? Vamos conversar sobre como podemos juntos moldar um futuro tecnológico responsável.
Leitura recomenda
Gustavo Bodra também é professor do IA Global, programa da StartSe que simplifica os 12 vetores de impacto que irão atingir empresas e carreiras em 2024 para você montar seu plano de ação, de ataque e defesa para cada um deles. Saiba mais!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, CTO na StartSe
Líder de tecnologia e inovação, escreve sobre big techs, Inteligência Artificial e é host do podcast StartSe Tech.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!