Entenda como a Amazon resolveu um problema nas entregas com inteligência artificial
Reprodução Amazon
, Founder da StartSe
3 min
•
25 out 2024
•
Atualizado: 25 out 2024
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Seu conteúdo em até 1 minuto*
Todo mundo já entendeu que entrega rápida é um diferencial competitivo enorme para qualquer empresa de e-commerce. Ao saber disso, todas elas têm feito a lição de casa: robôs, aviões, novos CDs, etc.
Contudo, a Amazon identificou um outro gargalo: por mais que uma Van com entregas vá rápido para a rua, existe um processo ineficiente quando o motorista para e vai procurar o pacote a ser entregue.
Naquele amontoado de caixas, perde-se minutos que, ao longo de um dia, podem gerar horas de atraso.
Como resolver isso? Com inteligência artificial. A Amazon deu mais um passo à frente nisso.
A empresa desenvolveu um sistema chamado VAPR - Vision Assisted Package Retrieval, que utiliza visão computacional e IA para assinalar quais pacotes que serão entregues em cada nova parada.
O sistema é instalado na Van que, ao chegar ao endereço indicado, dispara um "laser" sobre a caixa que deve ser entregue naquele local. Isso evita ter que ler etiquetas, escanear QRCode, códigos de barras, etc.
Esse sistema já existe nos centros de distribuição, mas agora foi levado para dentro das Vans. Tudo isso na tentativa de fazer com que o processo de entrega seja cada vez mais acelerado, eficiente e barato.
Leitura recomendada
Quer aprender mais sobre as transformações do mercado?
Participe do Executive Program e conecte-se diretamente com Junior Borneli. Inspire-se com quem já faz a diferença! Garanta sua vaga agora!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Founder da StartSe
Fundador do StartSe, empresa de educação continuada com sede no Brasil e operações no Vale do Silício e na China. Empreendedor há mais de 10 anos, apaixonado por vendas e criação de produtos. Trabalha todos os dias para "provocar novos começos" através do compartilhamento de conhecimento.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!