Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Indústria 4.0 e as tecnologias preditivas

Igor Marinelli, Co-CEO e fundador da TRACTIAN, fala sobre as inovações tecnológicas para a indústiria brasileira.

Indústria 4.0 e as tecnologias preditivas

Executivo olhando tablet em fábrica (foto: simonkr/Getty)

, Palestrante e Mentor de Vendas B2B

5 min

17 dez 2021

Atualizado: 8 ago 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Igor Marinelli Co-CEO e fundador da TRACTIAN é o entrevistado da coluna desta semana. Ele responde e comenta sobre os desafios para a consolidação da indústria 4.0 no país.

Para você, quais são os principais desafios para uma empresa que deseja se adequar a Indústria 4.0 no Brasil?

Hoje em dia, manutenção preditiva é, de certa forma, um luxo para empresas que querem evitar imprevistos e dores de cabeça causadas por panes em máquinas. Num futuro não tão distante, será uma questão de vantagem competitiva. Previsibilidade será a chave do mundo cada vez mais digital e a tecnologia da TRACTIAN é a principal parceira para ajudar empresas nacionais e internacionais neste sentido.

Existe algum setor no Brasil que está mais adiantado na Indústria 4.0?

A indústria 4.0 está sendo provisionada com base em porte da empresa, não em setor. Em todas nossas atuações, o setor parece não importar, mas sim a quantidade de colaboradores e cultura. Apesar de atender às principais empresas do mercado brasileiro e internacional, a TRACTIAN tem como objetivo democratizar o acesso do sistema de monitoramento online para pequenas e médias indústrias. Nossa solução atende a todo o tamanho de indústria e os sensores podem ser usados em compressores, motores elétricos, ventiladores, moto bombas, turbinas, mancais, chillers, além de 30 outras categorias de máquinas.

A TRACTIAN está presente em todos os estados do Brasil e internacionalmente na Argentina, México, Argélia e Polônia. Atualmente, possui milhares de ativos industriais monitorados, oferecendo soluções de hardware e software para a predição de problemas em mais de 100 indústrias como Embraer, Suzano, Marilan e outras. 

Igor Marinelli Co-CEO e fundador da TRACTIAN (foto: divulgação)

Faltam políticas públicas para a indústria 4.0?

Acredito que como tudo, não podemos depender do governo para sermos mais produtivos. Desta forma, sim, o governo peca em favorecer a adoção dessas tecnologias, mas não vamos esperar aqui sentados. 

Quais as competências que o novo profissional da indústria 4.0 precisa ter para se manter atualizado e continuar com o seu nível de empregabilidade elevado?

Estamos oferecendo um conteúdo completo, que por muitas vezes é encontrado no mercado por preços altos, mas de forma gratuita, para ampliar o conhecimento sobre indústria 4.0 na manutenção para todos os profissionais e interessados em aprender sobre o tema. O futuro da manutenção no Brasil e no mundo depende de ferramentas preditivas e de tecnologia e todos que trabalham com isso precisam estar em constante evolução.

Como você acredita que a TRACTIAN pode contribuir com esse novo cenário tecnológico da indústria 4.0 no país?

Democratizando o acesso do sistema de monitoramento online para pequenas e médias indústrias. O que vemos hoje em dia é que o acesso a esse tipo de sistema era até então reservado aos “gigantes”. Nossa solução atende a todo o tamanho de indústria. A indústria precisa produzir e o nosso objetivo é acelerar todos os processos de manutenção para que eles possam continuar crescendo.

Banner newsletter StartSe

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Executivo e autor de 2 e-books sobre indústria 4.0: "Como a indústria 4.0 tem revolucionado o século XXI" e "Como desmistificar a indústria 4.0 e aplicá-la ao seu negócio".

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!