Saúde, financeiro, agro e tecnologia são as áreas que devem contratar mais profissionais no próximo ano
Mulher mexendo no computador (Foto: Pexels)
, Jornalista
7 min
•
1 jan 2024
•
Atualizado: 1 jan 2024
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
2024 será marcado pela forte atuação do mercado financeiro, agro, tecnológico e saúde.
“Pode ser que o lucro demore um pouquinho a acontecer, mas algumas movimentações indiretas já devem despontar nos primeiros meses do ano: parceria, novas soluções para produtos e serviços, entregas mais eficientes, distribuições mais ágeis”, afirma Paulo Ganso, consultor da área de negócios.
Mas com 4 apostas tão diferentes, onde elas se conectam? No investimento. Essa será a grande chave da mudança para os 4 cenários que virão com mais intensidade nos próximos meses e precisando de um reforço no time de produção e estratégia.
Depois de anos de queda, viu em 2023 a curva voltar a subir.
Para outros, um crescimento mais tímido, mas de forma geral, todos os setores do campo cresceram e vem exigindo profissionais que entendem deste momento econômico que exige cuidado e atenção e tragam mais conhecimentos técnicas, de aplicações tecnológicas a preparação dos produtos ofertados.
Por isso, será fundamental ter bons vendedores e marketeiros que movimentem os projetos em exibição e retorno financeiro.
Grandes especialistas em gerir operações nacionais e internacionais, bem como engenheiros agrônomos que entendam dos processos são os nomes da vez.
Este mercado vive o contrário. Está em destaque desde a pandemia, tanto em investimento como em visibilidade.
Haverá também um fortalecimento de operações de telemedicina, com consultas, preparações de cirurgia e laudos técnicos.
Outra frente que continuará a sua expansão serão os investimentos tecnológicos dentro dos hospitais e, em caso de centros médicos de alta renda, até no metaverso.
NFTs e moedas físicas serão temas em alta no próximo ano. Foi um ano de altos e baixos para a Bitcoin e outras criptomoedas que até poderiam afastar essa possibilidade de vir tão forte nos próximos meses.
Mas a verdade é que muitas empresas têm buscado estudar e considerar transações a longo prazo, incluindo esta forma de pagamento.
Por isso, ano que vem o mercado, ao que se espera, deve voltar a ter um crescimento mais significativo. Afinal, 89% dos investidores esperam aumentar a exposição em 2024, segundo dados da Binance.
Com as moedas físicas, os juros devem continuar reduzindo. Além disso, espera-se que a bolsa e o PIB fechem em alta e tenham em 2024 um ano mais estável.
Os investidores podem até considerar cenários não tão moderados, mas vale ficar de olho nas zonas de conflitos e nos países envolvidos nestes confrontos.
De maneira geral, as indústrias devem voltar a procurar a tecnologia como advento de inovação, automação e suporte de suas operações, em especial, as duas últimas.
Com muitas operações híbridas ou home office, o backoffice e a estrutura precisam estar bem consolidadas para que as reuniões, transações e construções sejam sólidas.
Startups estarão em alta nesta construção, mas grandes indústrias passam a estudá-la com mais intensidade.
Ao conhecer as tendências do mercado de trabalho, você pode se preparar para o futuro e garantir que sua empresa esteja bem posicionada para o sucesso.
Leitura recomendada
Torne-se uma liderança IA usando as melhores práticas para aumento de performance. Esse é o único treinamento 100% atualizado para líderes focado em IA com visão de negócio e aumento de performance para pmes e grandes negócios. Confira!
Para empresas
Transforme conhecimento em resultado. Com os experts da StartSe você encontra o assunto certo e o formato ideal para abrir o novo capítulo de aprendizado e prática na sua empresa. Saiba mais!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Jornalista
Simone Coelho é jornalista com especialização em roteiro e storytelling. Começou a sua carreria no mercado editorial escrevendo sobre temas variados, mas durante anos trabalhou também no mercado empresarial, com a construção de conteúdos segmentados e treinamentos. Hoje, divide o seu tempo entre os dois cenários e segue apaixonada pela escrita.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!