Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Por que a Lu, do Magalu, é a influenciadora virtual mais seguida do mundo

Personagem soma mais de 55 milhões de fãs nas redes sociais. A título de comparação, superou o perfil da Barbie. Entenda por que criar influenciadores virtuais virou estratégia de marketing para as empresas?

Por que a Lu, do Magalu, é a influenciadora virtual mais seguida do mundo

Barbie (Imagem: reprodução Virtual Humans)

, jornalista

9 min

2 mai 2022

Atualizado: 20 jul 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Pergunte sobre os influenciadores para os internautas. Você ouvirá uma lista de nomes. O curioso é que entre eles provavelmente estarão os mascotes — controlados por marqueteiros para construir a reputação de marcas nas redes sociais. 

Por que são importantes?

Por que transmitem os valores da empresa e criam uma relação mais humanizada com as pessoas. Ou seja, representam a marca e fisgam mais do que consumidores: fãs. Por isso, empresas estão cada vez mais transformando seus avatares em influenciadores.

A Lu, do Magalu, por exemplo, tornou-se a influenciadora virtual mais seguida do mundo em 2022, ultrapassando o perfil da Barbie, segundo o levantamento do site Virtual Humans, especializado em “humanos virtuais”. São mais de 55 milhões de fãs somados em todas as redes sociais.
 

Qual é o motivo do sucesso dos influenciadores virtuais?

Avatar ativo nas mídias sociais. A Lu interage com os internautas e surfa os assuntos mais comentados do momento na internet — mesmo que não tenha nada a ver com varejo.

Exemplificando: surgiu o rumor da volta do Orkut, a influenciadora, então, perguntou para os internautas o que eles mais gostavam da rede social. Eles responderam. Essa interação é importante para que as pessoas criem uma conexão com o avatar e, consequentemente, com a marca. É o famoso marketing que não parece marketing.

Lu, do Magalu (Foto: divulgação)

O que é um avatar no marketing?

Primeiro, é importante que você saiba que o termo avatar não é novo. Também não surgiu em filmes. Mas, conversaremos sobre a origem da palavra, em outro artigo, combinado? Agora, vamos lá. No marketing, de forma direta, avatar é a representação de uma pessoa física ou de uma pessoa jurídica.

Qual é a importância do avatar para a empresa?

No caso das empresas, o objetivo é cativar o consumidor. Por isso, o avatar é responsável em interagir e ter empatia pelos seguidores. Além disso, ter o próprio influenciador virtual para a marca pode causar menos risco do que um influenciador real. Isso porque, o avatar é totalmente controlável. 

Também vai ao encontro do metaverso. “O avatar é um cartão de entrada para o metaverso. Você não poderá participar dele profundamente se não tiver uma persona e é nisso em que pautamos o nosso modelo de negócios”, disse nessa reportagem Ricardo Tavares, fundador da Biobots.

CB, da Casas Bahia (Foto: divulgação)

QUAIS SÃO OS INFLUENCIADORES VIRTUAIS MAIS SEGUIDOS DO MUNDO EM 2022

E como os influenciadores virtuais estão se tornando cada vez mais comuns (seja de marca ou não), separamos uma lista dos mais seguidos do mundo para você se inspirar e, quem sabe, criar o avatar influenciador de sua marca:

1 - Lu, do Magazine Luiza

A vencedora da lista é a Lu, do Magalu. Ela foi criada em 2003 como voz nos alto-falantes das lojas do Magazine Luiza. Em 2009, apareceu pela primeira vez em formato humanóide no canal do YouTube da marca. Ela apresentava tutoriais de produtos de tecnologia. 

“À medida que sua influência crescia, ela se tornou a porta-voz da marca e ajudou a empresa a construir uma base de fãs de mais de 55 milhões nas redes sociais”, diz o Virtual Humans.

2 - Barbie

A boneca Barbie — como você deve conhecer —  foi criada em 1959. Hoje, apenas em seu canal do YouTube tem mais de 10 milhões de inscritos.

3 – Nobody Sausage

Não é meme. Uma das influenciadoras virtuais mais seguidas do mundo é uma salsicha. A Nobody Sausage faz danças nas redes. No TikTok mais de 14,1 milhões de pessoas assistem seus vídeos. Em 2021, foi considerado o perfil com crescimento mais rápido.

4 – CB, da Casas Bahia

As empresas brasileiras estão com tudo. O CB, da Casas Bahia, ocupa o 4º lugar da lista de influenciadores virtuais mais seguidos do mundo. A principal rede social dele é o Facebook, com mais de 5,3 milhões de fãs .

5 – FNMeka

O robô rapper FNMeka foi criado em 2019. No TikTok, ele tem uma audiência de 10 milhões de usuários. Ele posta conteúdo sobre desafios virais e, além disso, já vendeu um vídeo como NFT por US$ 14 mil.

6 – Miquela

Miquela é a primeira influenciadora hiper-realista a alcançar a popularidade mainstream. Ela tem 19 anos e compartilha a sua rotina em Los Angeles. No Instagram tem mais de 3 milhões de seguidores e 3,5 milhões no TikTok. Para você ter uma ideia da grandiosidade do avatar, Miquela apareceu em campanhas de moda e tecnologia; e lançou seus próprios NFTs.

7 – Hatsune Miku

Ela tem 16 anos e estilo anime. Hatsune Miku virou ídolo virtual no Japão. Ganhou a fama depois de virar o rosto da Crypton Future Media, distribuidora e criadora de vocaloids (software de voz gerado por computador). Seu canal no YouTube tem mais de 2,1 milhões de inscritos. 

8 –  Good Advice Cupcake

Good Advice Cupcake é outro influenciador virtual criado com aparência de comida. O personagem — que é um bolinho — dá conselhos aos fãs e entrega mensagens inspiradoras desde 2018. Ele tem mais de 2,4 milhões de seguidores apenas no Instagram, seguido de 2,3 milhões no TikTok.

9 – Any Malu

A lista de brasileiras não para. A Any Malu, influenciadora virtual de terras tupiniquins, é protagonista de seu próprio desenho no Cartoon Network. No YouTube tem mais de 3,3 milhões de fãs.

10 – Tito Lazzardo and Catty B

Tito é um lagarto vestido com uma roupa estilo colegial, enquanto Catty Baby é um gato de aparência esportiva. Eles foram criados em 2020 e hoje, a conta no TikTok atingiu mais de 5,2 milhões de seguidores até agora.

POR QUE IMPORTA?

Os mascotes das empresas não são novos, mas transformá-los em influenciadores virtuais, sim. E faz sentido. Quando o assunto é engajamento, por exemplo, os influenciadores virtuais têm cerca de três vezes mais a taxa de engajamento dos influenciadores reais. Ou seja, pode ser uma ótima ferramenta para o seu marketing digital.

LEITURA RECOMENDADA 

Se você quer aprender mais a analisar as informações do seu negócio para desenvolver estratégias, identificar tendências e mais, clique aqui! 

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!