De live commerce a metaverso: veja as previsões do setor para o novo ano
(Foto: Pexels)
, jornalista
5 min
•
28 out 2021
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Sabrina Bezerra
Fala a verdade: você já pensou em experimentar roupas online? Ou que o boleto bancário poderia chegar ao fim por causa de novas tecnologias? Não sei a sua resposta, mas o fato é que essas são algumas das previsões do varejo para 2022.
Pois é. O setor está mais tech do que nunca e promete oferecer experiências disruptivas para a clientela. A movimentação vai ao encontro da mudança de comportamento do consumidor que, agora, busca experiências omnichannel, facilidades na forma de pagamento e entregas rápidas.
De olho nisso, listamos 6 tendências para o novo ano que você deve ficar de olho. Confira:
O Open Banking e checkout inteligente prometem trazer agilidade no pagamento online e aumentar, consequentemente, a conversão de vendas.
Funciona assim: você entra na loja virtual, escolhe a opção “pagar com open banking” e seleciona a instituição bancária.
Depois, o aplicativo do banco será aberto já com as informações preenchidas (nome da loja e preço do produto). Basta você aprovar e a compra será feita.
O método acontece no Reino Unido
No Reino Unido — local em que o checkout inteligente já acontece —, “permitiu que taxas de sucesso na transação subissem 22%”, conta Victoria Amato, responsável pela área de business da Quanto.
Então, seria o fim do boleto bancário? Ainda não, mas talvez no futuro breve. É o que diz Nic Marcondes, partner na Quanto.
“Está sendo o fim do cartão de débito no online. Isso já está acontecendo só pelo fato de existir o pix. O boleto é uma coisa que existe, as pessoas ainda usam, no entanto, acredito que está chegando o dia do boleto não ser mais usado”, diz.
+ Como o Open Banking vai revolucionar o sistema financeiro do Brasil
As redes sociais são ótimas aliadas para unir marca e consumidor ― e essa relação deve continuar em 2022.
E o comportamento se mantém nas plataformas Instagram, Facebook, TikTok e WhatsApp. “O Brasil é o país que tem o maior volume de pessoas que compram porque influenciadores digitais indicaram", conta o Julio Vasconcellos, sócio na Atlantico VC.
Quer aprender como usar o Instagram para vender mais? Leia esta matéria.
O comércio eletrônico móvel tem ganhado força no varejo online. Cerca de 53% das vendas são feitas por meio de celulares. “Por isso, é importante que você crie uma experiência online voltada também para o m-commerce”, diz Guilherme Pedroso, Country Manager Brasil na Nuvemshop.
+ Vitrine de QR Code? O novo formato de vendas que mira os usuários de celular
A modalidade também é chamada de live stream shopping e shop streaming. Funciona assim: as vendas são feitas por meio de transmissão ao vivo pela internet. Os usuários perguntam em tempo real sobre as especificações do produto diretamente ao vendedor.
O método começou na China, em 2016, mas desde a chegada da pandemia tem feito barulho. E tudo indica que veio para ficar. Não à toa que o empreendedor Felipe Brasileiro, fundou a Loopi, marketplace 100% em vídeo.
+ Saiba mais o que é live commerce — e por que é uma tendência de vendas que veio para ficar
Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança, em tradução) será uma preocupação maior no varejo.
Dito isso, será notável o crescimento, por exemplo, de entregas feitas por modais benéficos ao meio ambiente, mais rápidas, economia circular e produtos feitos com matéria-prima sustentável.
“Inúmeros estudos indicam que empresas com fortes atributos de sustentabilidade levam a uma performance superior ao longo do tempo”, diz Marina Cançado, sócia da XP Inc. e head de sustainable wealth na XP Private. Entenda mais sobre o tema!
O metaverso (universo digital que as pessoas interagem como se estivessem pessoalmente) começa a dar os primeiros passos no varejo.
Algumas empresas já estão marcando território: a Lacta tem uma loja virtual 3D, a Renner um provador virtual, a Armani Beauty Germany oferece um espaço online totalmente similar às unidades físicas. Se quiser saber mais, clique aqui.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista
Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!