Confira os destaques do maior festival de inovação dos meios de pagamento da América Latina
Pagamentos digitais (Foto: Canva)
, Redator
9 min
•
2 ago 2023
•
Atualizado: 2 ago 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Ana Guimarães, Camila Petry e Sabrina Bezerra
“Todo serviço ou produto morre um pouquinho todos os dias para viver lá na frente”, diz Junior Borneli, fundador da StartSe, durante o Payment Revolution.
Por exemplo, as maquininhas de cartão já ocuparam o lugar de relevância nos meios de pagamentos, hoje tem perdido os holofotes com a chegada de novas inovações, como pagamento por meio de reconhecimento facial, entre outros (veja mais adiante).
Assim, lembre-se: “sempre que você está preso na forma, você perde o seu valor”, conta Borneli.
E para não ficar obsoleta, as empresas buscam inovar: entendendo o novo comportamento do consumidor e unindo com novas tecnologias. Agora, confira a curadoria das inovações de empresas do mercado de pagamento para não ficarem para trás:
Existem muitas situações que o preço de algo tem relação com a idade da pessoa (como desconto para pessoas com mais de 60 anos ou crianças). Portanto, se consumidores pudessem ter credenciais de identidade vinculadas aos seus meios de pagamentos, a experiência de pagamento poderia ser mais rápida e integrada.
Tulio Oliveira, SVP & Country Manager no Mercado Pago Brasil, contou que 40% dos usuários da empresa tiveram acesso a um cartão de crédito pela primeira vez. Além disso, os vendedores que tiveram acesso a crédito via Mercado Pago cresceram mais de 30%. Mas o destaque fica para o fato que 80% da originação de crédito no Mercado Pago é resultado de análise de dados via Open Finance.
A transformação digital caminha na potencialização do uso da Inteligência Artificial para garantir a segurança nos pagamentos. Foi o que disseram Fabiano Cruz, cofundador e CEO da Zoop, Gustavo Bodra, CTO e sócio da StartSe, e Luciano Palma, solutions architect na Stripe, durante o painel “Além das Fronteiras: o que podemos esperar da Transformação da IA no Mercado de Pagamentos em 2024”. Por exemplo, com a aplicação de algoritmos de IA, é possível otimizar a detecção de fraudes em transações de pagamentos. Isso porque, identifica, em tempo real, padrões de uso fraudulentos.
O sucesso do Pix — sistema brasileiro de transferências e pagamentos instantâneos do Banco Central — elevou o Brasil para a quarta posição no ranking mundial de transações. Além disso, outros países como Estados Unidos tem implementado a solução.
De acordo com Paula Paschoal, Diretora Global do Google Pay, em palestra para o evento Payment Revolution da Startse, esse sistema foi inspirado na tecnologia indiana chamada Immediate Payment Service (IMPS), que permitiu que milhares de indianos sem conta corrente em bancos recebessem valores e realizassem pagamentos de forma eficiente.
Sim. Em Portugal, há o MB Way, que permite transferências eletrônicas instantâneas. No Reino Unido, existe o Faster Payments. Recentemente, os Estados Unidos lançaram o FedNow, um sistema de pagamento instantâneo similar ao Pix, que funcionará 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Nem todas as versões digitais do que está na sua carteira física estão armazenadas no seu celular (ainda). Provavelmente, você acessa cartões de convênio, de crédito e de motorista, por exemplo, em aplicativos diferentes.
Uma carteira digital, também conhecida como e-wallet é um aplicativo ou plataforma que permite aos usuários armazenar, gerenciar e utilizar informações de pagamento de forma eletrônica. Ela funciona justamente como uma versão digital de uma carteira física.
Inclusive, a Paula nos contou que o objetivo do Google Pay é proporcionar exatamente essa experiência. Com as atualizações no aplicativo, eles querem permitir que os usuários tenham todos os documentos, como cartões de convênio, crédito e motorista, em um único lugar no Android. Isso tornará mais prático e conveniente o uso da carteira digital, o que facilita o acesso e gerenciamento das informações de pagamento.
Vanesa Meyer apontou o embedded finance como uma das tendências também. Para ela, a tecnologia está “transformando cada interação em uma oportunidade de comércio.” Como exemplo, ela trouxe o case do Spotify, que recomenda eventos ao vivo de artistas de sua escolha, oferecendo um botão de chamada para ação "Encontrar ingressos", conectado a vários parceiros de venda de tickets.
Marcelo Jacques, CSO da Dock, disse que o embedded finance é a integração perfeita entre produto, serviço e experiência, focando em valor agregado e fortalecendo a relação entre todos os stakeholders, indo muito além dos clientes. No fim, “o grande benefício é criar relações sem atrito”, explica ele.
Falar sobre o futuro dos pagamentos diz muito sobre o futuro de todos nós, clientes, vendedores, comércios e intermediadores. Afinal, a proposta é sofisticar, por meio da tecnologia, e criar mais segurança e menos fricção, garantindo acesso e maior poder de compra. No fim, todos saem ganhando.
E apesar dos nomes em inglês, muitas dessas tendências já estão em vigor em terras tupiniquins. Vale observar a onda de inovação que faz mais sentido para você, percebendo que outras estão se desdobrando e como garantir, no fim do dia, mais vendas e também mais benefícios aos seus clientes.
Uma das tecnologias mais lembradas no evento foi a Inteligência Artificial, que está agitando todas as frentes de negócios. Se você também quer surfar a onda, enquanto a tecnologia está sendo desenvolvida, vale participar da imersão IA.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Redator
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!