Confira as principais inovações da maior feira de tecnologia do mundo. Spoiler: as áreas de automação, inteligência artificial, internet das coisas (IoT) e metaverso estão com tudo.
A BMW apresentou uma tecnologia capaz de mudar a cor externa do carro ao apertar um botão
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Carro que muda de cor. Porta residencial inteligente. Trator autônomo. Essas são algumas inovações apresentadas na CES, uma das maiores feiras de tecnologia do mundo.
E é claro que faríamos uma curadoria com os destaques. Então, separe o bloco de anotações porque inspiração para o seu negócio não vai faltar.
Spoiler… As áreas de automação, inteligência artificial, internet das coisas (IoT) e metaverso estão com tudo. Segue o fio:
A Amazon contou que, a partir de 2023, as entregas serão feitas também por meio de vans elétricas do grupo automotivo Stellantis — que inclui marcas como Fiat, Peugeot e Citroën.
A novidade faz parte de uma parceria fechada entre as companhias para desenvolver vans elétricas na logística do varejo e carros conectados. Em outras palavras, a Amazon vai ajudar com tecnologias de inteligência artificial, computação em nuvem e machine learning no desenvolvimento dos veículos; e será a primeira cliente das vans elétricas.
Por que importa? Pensar em sustentabilidade na rota de entrega se tornou um diferencial das companhias. Isso porque, clientes, investidores e trabalhadores talentos priorizam marcas que atuam em prol do meio ambiente.
Outros movimentos, inclusive no Brasil, vão ao encontro do tema. Veja:
- Essa startup faz entregas apenas com veículos sustentáveis
- Grupo Boticário terá 100% de entregas em veículos elétricos
- De drones a carro autônomo: as inovações que as empresas apostam na logística
Se você achava que a corrida no mercado de carros do futuro seria entre os tradicionais players, você achou errado. A Sony (sim, a do PlayStation) anunciou o protótipo de um SUV com sete lugares. A ideia é que o veículo possa ser controlado de forma remota com conexão 5G, por exemplo. A expectativa é tanta que a empresa lançou a Sony Mobility, braço de negócio para acelerar o desenvolvimento dos veículos elétricos.
Já a montadora GM apresentou o Silverado 100% elétrico, com tecnologia de direção autônoma.
Por que importa? A partir de 2030 vamos notar uma onda de carros elétricos. Isso porque, diversas marcas já deixaram claro que vão produzir apenas esse tipo de veículos (bye, bye carro à combustão). E não à toa. A ideia é focar na sustentabilidade à medida que a Agenda 2030 se aproxima e cresce a pauta ESG.
Você não leu errado. A BMW apresentou uma tecnologia capaz de mudar a cor externa do carro ao apertar um botão. Chamada de E Ink, é possível alternar a colocação entre preto e branco. Ao menos por enquanto, outras cores não estão disponíveis. Mas será que a moda veio para ficar? Ainda não sabemos. O fato é: a apresentação mostra que é muito provável que o futuro da coloração dos veículos seja digital.
Se depender da John Deere, o futuro da agricultura será diferente: os fazendeiros deixarão os tratores e irão apenas revisar o trabalho feito pelas máquinas. Isso porque, a companhia disse que está pronta para produzir, em larga escala, um trator autônomo.
A Samsung anunciou que, em breve, será possível comprar NFTs — item virtual único, que não pode ser destruído ou copiado, e tem autenticidade comprovada por meio da blockchain — pela televisão. Como assim? Alguns modelos da linha de 2022 da Samsung terão suporte à esta tecnologia. O motivo é claro: abocanhar parte deste mercado bilionário. Ou seja, se o público está interessado em NFT, faz todo sentido para a empresa marcar território na inovação que promete fazer (ainda mais) barulho neste ano.
Para lembrar: as plataformas de e-commerce também estão apostando no NFT.
A Hyundai, montadora sul-coreana, disse que vai levar os robôs da Boston Dynamics para dentro – e fora – do metaverso. A ideia é que os robôs possam ajudar avatares e pessoas a realizarem comandos do mundo virtual para o mundo real. Imagine por exemplo, dar ração para seu cachorro aqui no Brasil no metaverso, enquanto um robô faz isso de verdade para você lá na Coreia do Sul. A companhia chamou a iniciativa de “metamobilidade”.
E por que você precisa saber disso? Assim como o NFT, o metaverso tem se tornado um dos assuntos mais comentados no mundo dos negócios depois do anúncio do Facebook. Para você ter uma ideia, estima-se que o metaverso vai movimentar US$ 800 bilhões até 2024, segundo a Bloomberg Intelligence.
A M-Pwr Smart Door, apresentada como a primeira porta inteligente, foi lançada pela fabricante Masonite, em parceria com a Ring e Yale. Na prática, funciona assim: é conectada à rede elétrica e wifi da residência. Os sensores identificam se a porta está aberta, fechada ou se tem alguém próximo a ela; tem campainha de vídeo, bluetooth e fechadura inteligente.
Para a indústria de construção, a M-Pwr Smart Door é mais um passo importante quando o assunto é internet das coisas (IoT). Afinal, criar tecnologias em prol de um mercado que deve movimentar mais de US$ 30 bilhões na América Latina até 2023, segundo dados do GlobalData, é uma boa sacada.
Aqui, você confere 5 inovações do mercado de construção e imobiliário em 2022
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!