A IA já está sendo vista como aliada pelos colaboradores, mas exige novas skills. Entenda
, Jornalista
6 min
•
13 jul 2023
•
Atualizado: 13 jul 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Usar Inteligência Artificial logo vai ser como mandar um e-mail no trabalho -- uma demanda assim tão corriqueira. Agora, entretanto, os colaboradores e as empresas buscam o que realmente importa em todo esse ruído sobre IA para diminuir o peso e encontrar formas de aumentar a produtividade em meio à crise econômica.
Por isso, a Microsoft lançou o Work Trend Index Annual Report, analisando como a IA está pronta para criar novas formas de trabalhar e quais as habilidades que serão demandadas.
Em meio às preocupações com a perda de empregos para a IA, a pesquisa revelou uma descoberta inesperada: apesar de 49% das pessoas se preocuparem com a segurança de seus empregos, 70% dos funcionários delegariam o máximo de trabalho possível à IA para evitar o esgotamento – uma medida que a Microsoft chama de “Aliança IA-funcionário”.
A maioria dos funcionários disse que se sentiria confortável usando a IA para quase todos os aspectos de seu trabalho, desde tarefas administrativas até trabalhos analíticos e criativos.
O relatório também disse que as pessoas acreditam que a IA pode aumentar a criatividade quando se trata de formular ideias de trabalho para editar seu trabalho.
De acordo com a Microsoft, 82% dos líderes globais disseram que os funcionários precisarão de novas habilidades em um "futuro impulsionado pela IA". E isso inclui todos os cargos e os setores. Ou seja, Inteligência Artificial já deixou de ser assunto exclusivo de tecnologia!
O destaque fica para a capacidade de discernimento, determinando quando alavancar uma capacidade de IA ao invés de uma soft skill, por exemplo.
O estudo detectou 5 habilidades, analisadas por Gustavo Bodra, CTO e sócio da StartSe:
Em entrevista à CNBC, Colette Stallbaumer, gerente geral do Microsoft 365, disse que a companhia está otimista sobre como a IA pode mudar o trabalho para melhor. Ela acredita ainda no potencial de criação de mais empregos.
Agora, entretanto, é preciso um ajuste à tecnologia, em termos de cultura organizacional e também profissional. Como as lideranças se preparam para um mundo onde a IA atua de forma mais próxima?
Se você quer otimizar tempo e ganhar em qualidade na implementação de Inteligência Artificial no negócio, vale conhecer o AI for Leaders. Uma formação rápida da StartSe, com cases e desdobramentos reais para quem não quer ficar para trás.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Jornalista
Jornalista focada em empreendedorismo, inovação e tecnologia. É formada em Jornalismo pela PUC-PR e pós-graduada em Antropologia Cultural pela mesma instituição. Tem passagem pela redação da Gazeta do Povo e atuou em projetos de inovação e educação com clientes como Itaú, Totvs e Sebrae.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!