Saiba como a adoção dessa nova tecnologia do ChatGPT transforma a rotina dos negócios e como os líderes precisam agir para ter resultados
ChatGPT (foto: Rolf van Root/Unsplash(
, Jornalista
9 min
•
21 fev 2023
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
À medida que a Inteligência Artificial se torna um imperativo para modelos de negócios em todos os setores, líderes também têm a obrigação de se preparar para identificar os possíveis caminhos que essa tecnologia traz para os negócios.
Afinal, historicamente, a Inteligência Artificial é uma das tecnologias mais impactantes, considerada a força motriz por trás da Quarta Revolução Industrial. Conforme o relatório “PwC’s Global Artificial Intelligence Study: Exploiting the AI Revolution”, até 2030, espera-se um aumento total do PIB globalmente de cerca de US$ 15,7 trilhões.
A esta altura, já deu para perceber que a IA deixou de ser assunto de TI e se tornou discussão estratégica em todas as áreas da empresa, não é?
O estudo Empowering AI Leadership, do Fórum Econômico Mundial, aponta ainda que “qualquer tecnologia que tenha o potencial de transformar significativamente os negócios e a sociedade, coloca importantes desafios para as organizações adotarem, mas também potencialmente novos riscos que podem ser difíceis de prever e gerenciar.”
Quer saber como se preparar?
A Inteligência Artificial já está imbricada em nossa rotina. E, para Gustavo Bodra, CTO da StartSe, este é o grande momento da tecnologia: “quando ela se torna invisível e começa a fazer parte do dia a dia.”
Entretanto, para os negócios, ela ainda pode parecer misteriosa. Afinal, o que, de fato, já pode ser feito nas empresas, quem já está aplicando de forma prática e quais os aprendizados e cuidados até aqui?
“Pode parecer muita coisa no início, mas a estratégia, quando bem construída, costura todos os pontos, trazendo resultados consistentes”, afirma Bodra.
Tanto é que, em uma pesquisa recente realizada pelo GitHub, ao começar a usar uma ferramenta de programação em par de Inteligência Artificial, os colaboradores afirmaram uma ajuda no fluxo de trabalho (73%) e redução no estresse mental em tarefas repetitivas (87%).
Se você já usou o ChatGPT, deve ter se deparado com a entrega de texto rápida e bem feita. Tudo em segundos e feito por uma IA. Essa é a ferramenta que está no hype e já traz incursões significativas aos negócios.
Entretanto, ele pode ser usado de forma ainda mais estratégica. “Ele vai te ajudar a sair da inércia. Então você está com um problema de negócio, precisa resolver alguma coisa, não sabe qual caminho precisa ir? Usa a Inteligência Artificial para te ajudar a resolver”, explica Gustavo Bodra, ao falar de um primeiro passo.
Mas a grande dúvida: por onde começar? Se você ultrapassou as duas barreiras anteriores, já conhece as ferramentas e cases práticos, está familiarizado com o ecossistema de Inteligência Artificial e sabe em que pontos ele pode te ajudar, é hora de pensar em quais projetos a tecnologia pode fazer sentido na sua empresa.
Fernanda de Araújo, sócia e head do Tech Academy da StartSe, olhou para o mercado brasileiro e percebeu que os líderes de negócios estavam desamparados na hora de aprender de forma prática a aplicação de Inteligência Artificial. “A verdade é que pouca gente sabe como tirar proveito da IA, do ChatGPT, tanto para otimizar tarefas repetitivas, quanto para criar estratégias no dia a dia”, explica ela.
Por isso, a StartSe sai na frente e lança o AI FOR LEADERS, uma formação rápida para quem quer entender como garantir aplicabilidade no negócio. De um contexto sobre a tecnologia à estratégia em si, são 4 módulos, totalizando 4 horas, trazendo um olhar holístico para a questão que deve estar na pauta de todos.
Fernanda sinaliza que a Inteligência Artificial já é um marco tanto para negócios, quanto para carreiras: a partir de agora, consegue se destacar quem entende e pensa em soluções para otimizar a rotina, unindo o trabalho de humanos e máquinas em prol do benefício comum.
“Assusta um pouco quando a gente fala em transformação, mas é importante que você veja como um aliado, tornando tudo o que você faz hoje mais eficiente. Nesses termos, é preciso usar a tecnologia a favor e não contra. Por isso, o que eu acredito, que quem não ta usando porque tem medo, essa é a oportunidade de usar como aliada nos negócios”, explica Fernanda.
O curso AI FOR LEADERS já está disponível para compra na vitrine StartSe University.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Jornalista
Jornalista focada em empreendedorismo, inovação e tecnologia. É formada em Jornalismo pela PUC-PR e pós-graduada em Antropologia Cultural pela mesma instituição. Tem passagem pela redação da Gazeta do Povo e atuou em projetos de inovação e educação com clientes como Itaú, Totvs e Sebrae.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!