Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Inteligência Artificial x Seres Humanos: quem leva a melhor em vendas?

A IA hoje deve ser vista com uma ou várias assistentes virtuais sem custo, que podem lhe poupar tempo em tarefas repetitivas ou que consomem muito tempo, habilitando você profissional comercial a focar no mais importante, interagir com seu cliente.

Inteligência Artificial x Seres Humanos: quem leva a melhor em vendas?

Homem no computador enquanto as pessoas estão trabalhando atrás (Fonte: Getty Images)

, redator(a) da StartSe

7 min

25 set 2023

Atualizado: 25 set 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Se a Inteligência Artificial já é capaz de dirigir carros e derrotar o melhor jogador de Go do mundo - um jogo cujos possíveis movimentos excedem o número de átomos no universo de tão complexo -, por que a IA não poderia substituir vendedores?

  • Este artigo não se trata de previsões, mas sim de provocar reflexões sobre onde a Inteligência Artificial pode impactar as relações comerciais.
     
  • Discutiremos as possíveis barreiras para sua adoção e os desafios que enfrentamos. É importante também mencionar a Lei de Amara, que diz: 'Temos a tendência de superestimar o efeito de uma tecnologia a curto prazo e subestimar o efeito no longo prazo'."
     

O agora

Se você ainda não está utilizando alguma tecnologia para tornar seu dia mais produtivo, é hora de parar, observar e escutar o mercado

Dois grandes impactos do ChatGPT, quando se trata de IA, foram a popularização da tecnologia e a criação de milhares de ferramentas que aplicam IA em diversas outras tarefas.

Alguns exemplos incluem: analisar documentos e gerar um resumo, transcrever conteúdo de áudio ou vídeo (que posteriormente pode ser resumido), criar apresentações, imagens e ilustrações de alta qualidade sem a necessidade de contratar um grande designer, muitas vezes com custo zero.


A atualização em sistemas também já é uma realidade. Muitas empresas estão aplicando a IA para facilitar a vida dos vendedores e líderes comerciais, automatizando tarefas relacionadas ao tão frequentemente desgastante CRM, no qual, muitas vezes, falta informações e quase não é utilizado. Isso reduz uma preocupação das equipes e proporciona uma visão mais completa para as lideranças.

A IA hoje deve ser vista com uma ou várias assistentes virtuais sem custo, que podem lhe poupar tempo em tarefas repetitivas ou que consomem muito tempo, habilitando você profissional comercial a focar no mais importante, interagir com seu cliente.

Trabalho (Foto: milan2099 via getty Images)

Futuro próximo

Durante uma visita à China em agosto, tivemos a oportunidade de conhecer uma startup que desenvolveu um agente virtual capaz de falar em português e se adaptar aos diferentes sotaques do Brasil. 

Esse assistente virtual pode desempenhar várias tarefas, como ligar para o cliente, se identificar, perguntar se é um bom momento para conversar e, no caso que testemunhamos, informar que a fatura do cliente está atrasada, além de buscar uma possível forma de pagamento. 

No futuro próximo, as vendas transacionais, que frequentemente são concluídas em uma única ligação, e as requisições inbound, onde o cliente entra em contato com a empresa para fazer uma compra, tendem a ser o primeiro alvo para a IA de deep learning focada em vendas.

Isso ocorre porque temos acesso a uma quantidade significativa de dados para treinar essas IAs, uma vez que a maioria desses atendimentos é gravada. 

Para viabilizar a implementação de um agente virtual com boas taxas de conversão, são necessários dados - muitos dados. Como Kai-Fu Lee disse: 'Em Deep Learning, dados melhores são mais dados'. Isso destaca a importância dos dados no treinamento das IAs, e essa necessidade persiste em todas as situações.

Isso nos leva ao Futuro um pouco mais distante

As vendas complexas, que geralmente envolvem valores mais elevados e onde vejo que a IA pode encurtar o ciclo de vendas, são em grande parte conduzidas por meio de interações ao vivo, jantares e reuniões informais. 

  • No entanto, os dados disponíveis para treinar a IA são menos abundantes nesse contexto, o que cria um desafio maior em comparação a outros cenários.

A IA pode também transformar o profissional em um especialista em mercados internacionais sem precisar ser um poliglota que passou anos estudando mandarim, inglês, alemão e francês.

Com advento de dispositivos de tradução simultânea que possam ser usados como um pequeno dispositivo no ouvido permitido uma comunicação total sem barreiras de idioma. 

Obviamente o cliente do outro lado vai precisar aceitar utilizar a tecnologia para entender o idioma nativo do profissional comercial. Mas a possibilidade é muito interessante.

Por que importa?

Não importa para qual futuro você olhe, os sinais são claros e muito fortes: a Inteligência Artificial focada na área de relações comerciais impactará todos os profissionais e líderes. Algumas profissões deixarão de existir a curto prazo, enquanto outras tendem a ser mais desafiadoras devido à falta de dados para treinar os modelos.

O fato é que hoje, você provavelmente já está aproveitando a tecnologia para economizar tempo e ter mais tempo de interação direta com seu cliente. E o que dizer do amanhã? Certamente, tudo estará diferente! Como você se posiciona nesse novo mercado incerto?

*Este artigo não representa a opinião da StartSe; a responsabilidade é do autor.

Leitura recomendada

Torne-se um líder que domina o ChatGPT e outras ferramentas AI para otimizar processos e tomadas de decisão. Saiba mais aqui!

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Mauricio Pretto é um empreendedor visionário com reputação de fornecer resultados excepcionais em mercados altamente competitivos. Ele tem uma combinação de pensamento estratégico, excelência operacional e habilidades de liderança de pessoas que o capacita a construir e liderar equipes de alto desempenho que consistentemente superam as metas. LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/mauriciopretto Instagram: http://instagram.com/mauriciopretto.br

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!