O Processamento de Linguagem Natural é uma área da inteligência artificial que possibilita avanços significativos em empresas e serviços. Entenda mais sobre a tecnologia e exemplos de usos.
inteligencia-artificial-processamento-linguagem-natural (Foto: Getty Images)
, Head de Conteúdo na Captable
6 min
•
22 set 2021
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Victor Marques, da CapTable Brasil
A revolução da automatização de tarefas repetitivas em empresas é uma chave para evitar erros, desinteresse dos colaboradores e, consequentemente, reduzir o turnover nas empresas. A maioria dessas automatizações, no entanto, dependem de conteúdo estruturado, fixo, para que os robôs entendam de onde precisam extrair os dados.
Esses robôs costumam evitar trabalhos como copiar e colar informações entre arquivos ou plataformas, desde que os dados estejam sempre em um campo determinado. Outra aplicação é extrair dados de tabelas, com colunas fixas. Mas, uma área dentro da inteligência artificial está mudando esse cenário para passar a compreender a linguagem humana e permitir mais aplicações de automação em processos não-estruturados: o Processamento de Linguagem Natural (NLP).
O processamento de linguagem natural (NLP) é um tipo de inteligência artificial que auxilia programas a entender e interpretar a linguagem humana. Funciona como uma ponte que possibilita que a comunicação humana seja compreendida por computadores. O NLP é utilizado para analisar grandes volumes de dados em texto não-estruturado - incluindo documentos, transcrições e outros tipos de texto sem padronização.
A IBM descreve em seu índice global de adoção de IA que aproximadamente metade das empresas já utilizam tecnologias possibilitadas por NLP e mais de um quarto esperam implementá-las durante o próximo ano. Como o uso de tecnologia em geral, a pandemia também foi um catalisador na adoção de NLP nos negócios.
Com planejamento cuidadoso, grande volume de dados e modelos NLP adequados, a tecnologia possibilita simplificar processos, remover erros humanos, escalar operações e melhorar a experiência dos consumidores.
O uso do processamento de linguagem natural permite o uso em diversos cenários, para variados fins. Confira alguns dos usos mais conhecidos:
Os avanços na área de processamento de linguagem natural abrem um grande leque de possibilidades de uso da tecnologia. Basta imaginar que por muito tempo os computadores entendiam apenas linguagens de programação - exigindo que houvesse um tradutor (o programador) que soubesse transpor os comandos da linguagem humana para a linguagem que o computador compreendesse.
Mas, para realizar determinadas tarefas, foi necessário desenvolver modelos de Machine Learning que fossem capazes de compreender a linguagem natural. Documentos, pedidos de usuários e conversas por chat, por exemplo, são escritos em linguagem humana, sem padrões claros e, portanto, impossíveis de serem apropriadamente entendidos por computadores sem o uso de IA, mais precisamente de NLP.
Além dos usos no dia a dia, a tecnologia é um impulso para empresas que tem sua escalabilidade travada pela necessidade de processamento de grandes quantidades de documentos não-estruturados, como, por exemplo, empresas que lidam com documentos de empréstimo, documentos regulatórios e contratos. Essas empresas têm seu crescimento restringido pela limitação da força de trabalho que possuem - aumentando custos, erros e reduzindo o número de clientes que podem ser atendidos.
Com a evolução rápida do NLP nos últimos anos, inúmeros negócios, aplicações e tecnologias serão melhorados e passarão a atender um número cada vez maior de usuários. A maioria dos usos da tecnologia são invisíveis, ou seja, o usuário nem sabe que há processamento de linguagem natural auxiliando em uma determinada tarefa - é exatamente esse o objetivo da tecnologia: eliminar a barreira entre computadores e a linguagem humana.
A CapTable, plataforma de investimento em startups da StartSe, permite que qualquer um tenha a oportunidade de investir em startups. Apenas em 2021, a CapTable já captou mais de R$ 35 milhões para 22 startups. Recentemente, a plataforma teve seu primeiro exit com a aquisição do Alter pelo Méliuz, os investidores tiveram mais de 70% de valorização do investimento em nove meses. Cadastre-se e conheça as captações disponíveis.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Head de Conteúdo na Captable
Victor Marques é Head de Conteúdo na Captable, maior hub de investimentos em startups do Brasil, que conecta seus mais de 7000 investidores a empreendedores com negócios inovadores. Escreve há mais de dois anos sobre inovação. Formado em Letras e Mestre em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!