O Gaia Innovation City está surgindo em no norte de Portugal com a promessa de ser um tech hub tal qual o Vale do Silício.
, Jornalista
3 min
•
11 fev 2022
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Camila Petry Feiler
Um novo tech hub está sendo construído em Vila Nova de Gaia, em Portugal, chamando a atenção para a possibilidade de 15 mil novos empregos. O espaço, que quer conectar inovação, tecnologia e educação, tem um projeto ambicioso e foi reconhecido como o "maior investimento para um campus tecnológico no norte do país", de acordo com o prefeito da cidade, Eduardo Vítor Rodrigues.
O Gaia Innovation City, já comparado ao Vale do Silício, prevê o investimento de 700 milhões de euros. Entretanto, algumas fontes apontam, em entrevista ao Jornal de Negócios, que o valor pode ultrapassar 1 bilhão de euros nos próximos cinco anos.
São 21 hectares comprados por 8 milhões de euros, parte do investimento bilionário que será feito por empresários paulistanos. A área adquirida é a do parque de camping na Praia da Madalena, na cidade vizinha ao Porto, mas a área de construção total pode ser maior, caso seja aprovado o Projeto de Interesse Nacional (PND).
Os investidores brasileiros, da Gestão de Capital & Management - GCMP, vão dividir o projeto em algumas fases. A primeira é construir áreas destinadas a escritórios, residências estudantis, equipamentos de educação e centros de pesquisa e saúde, espaço para habitação de professores e executivos, hotel e centro de congressos e unidades comerciais.
A ideia é integrar um conjunto de serviços e infraestrutura para potencializar a incubação de talentos, desenvolvendo os futuros gestores das maiores empresas mundiais em um enquadramento sustentável.
Inclusive, empresas como Samsung e Google estão em negociação para ocupar o espaço, que pode ser dividido com Amazon, Netflix, Microsoft, Facebook, IBM, Apple e Tesla.
Várias iniciativas já estão transformando Portugal em um dos principais destinos dos empreendedores inovadores, reformando o ecossistema e a capacidade de financiamento das empresas tecnológicas, e fomentando a competitividade da economia.
E da mesma forma que a StartSe foi descobrir o que estava por trás do sucesso de regiões como o Vale do Silício e Miami, agora também tem um escritório oficial em Lisboa, na sede da Nova SBE, que figura entre as melhores escolas da Europa de acordo com o Financial Times. Isso marca o início de um relacionamento com o que há de mais novo no ecossistema de inovação estabelecido enquanto apoia outras pessoas a desbravarem o cenário.
Se você também quer saber o que tem de novo às margens do Tejo, conheça o Portugal Experience e vivencie a revolução que já acontece por lá.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Jornalista
Jornalista focada em empreendedorismo, inovação e tecnologia. É formada em Jornalismo pela PUC-PR e pós-graduada em Antropologia Cultural pela mesma instituição. Tem passagem pela redação da Gazeta do Povo e atuou em projetos de inovação e educação com clientes como Itaú, Totvs e Sebrae.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!