A Apple anunciou hoje as novidades do iPhone 13, do Apple Watch Series 7 e do iPad. Confira tudo que a gigante anunciou no evento.
iphone-13-apple-watch-serie-7-apple-novidades (Foto: Apple/Divulgação).
, Head de Conteúdo na Captable
10 min
•
14 set 2021
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Victor Marques
A Apple anunciou hoje as novidades para os lançamentos de 2021 de sua linha de smartphones, smartwatches e outras linhas. Dentre as novidades, o iPhone 13 se destaca por novidades no display, design e câmeras. Já o Apple Watch Series 7 traz um novo design, expandindo o display. Confira tudo que foi anunciado.
A companhia começou a apresentação com atualizações sobre seu serviço de streaming, o Apple TV+, destacando os lançamentos do outono americano: nova temporada de The Morning Show, e os novos, Foundation, The Problem With John Stewart, Invasion, Swagger, Finch e The Shrink Next Door.
Em seguida, a Apple aproveitou o evento para atualizar sua linha de iPads, especificamente o modelo base e o iPad mini.
iPad 9ª geração
O iPad de 9ª geração foi atualizado incluindo o chip A13, 20% mais rápido que o anterior e incluindo melhorias para o processamento de captura de imagem pela câmera. A câmera frontal foi atualizada para uma de 12 megapixels e inclui a tecnologia Center Stage, que centraliza a pessoa que está falando, mesmo que ela se movimente. O display ganhou a tecnologia True Tone, que equilibra as cores de acordo com a iluminação do ambiente.
iPad mini
O modelo foi completamente redesenhado, eliminando o botão home e expandindo a tela, reduzindo as bordas. O design é semelhante ao do iPad Air, incluindo o Touch ID no botão de bloqueio. A tela agora conta com 8,3 polegadas, apesar de manter o tamanho físico do antecessor. O novo iPad mini conta com processador A15, 80% mais rápido e mais processamento gráfico. Ainda, a Apple incluiu uma porta USB-C, deixando o conector lighnting de lado e atualizou o modem do dispositivo para permitir o uso de 5G. As câmeras do iPad mini foram atualizadas, a traseira agora é de 12 megapixels, inclui flash e grava em 4k. Assim como o modelo base, inclui uma câmera frontal de 12 megapixels, capaz de oferecer a tecnologia Center Stage. Os alto falantes também foram atualizados, agora oferecendo áudio estéreo. O iPad mini também é compatível com o Apple Pencil 2, recarregando o acessório magneticamente no lado direito do aparelho.
Design
O novo design do Apple Watch Series 7 trouxe para o smartwatch da Apple uma tela ainda maior - minimizando as bordas - e mais brilhante. O design ficou ainda mais arredondado, incluindo maior resistência à poeira e vidro mais resistente. O tamanho físico do Apple Watch Series 7 também foi atualizado com o novo design: agora o relógio inteligente é oferecido em modelos de 41mm e 45mm - uma diferença de 1mm, quando comparado aos modelos anteriores (40mm e 44mm).
Tela
Com o novo design, que reduziu as bordas, foi possível expandir o display pela segunda vez na linha - já havia ocorrido no lançamento da Series 4 - garantindo que mais informações sejam apresentadas na tela e facilitando a navegação no relógio.
Outras novidades
Agora há novos tipos de acompanhamento de exercício para bicicletas, além de detecção de queda enquanto pratica a atividade. O carregamento do Apple Watch também ficou mais rápido, agora 33% mais veloz. O serviço Fitness+ da Apple também será disponibilizado no Brasil pela primeira vez, incluindo novas modalidades: pilates, meditação guiada e preparação para esportes na neve.
Design
O design do iPhone 13 permanece largamente inalterado. As bordas continuam na tendência de evitar as curvas, com linhas retas e design bastante similar ao iPhone 12. Nos modelos base, as diferenças visuais ficam por conta das câmeras alinhadas diagonalmente (iPhone 13 Mini e iPhone 13) e a chegada das lentes maiores das câmeras ao iPhone 13 Pro (à exemplo das que chegaram no ano passado ao iPhone 12 Pro Max).
O grande destaque fica por conta do notch menor em todos os modelos do iPhone 13- o notch é como é conhecido o recorte para as câmeras, sistema de identificação facial e alto falante, elemento já reconhecível dos iPhones. Pela primeira vez em 4 anos - desde o iPhone X - a Apple reduziu o recorte, reposicionando o alto falante para a borda do dispositivo e concentrando os sensores e câmera frontal em um espaço menor.
Novas cores também devem ser um atrativo para os compradores: são 4 novos tons e uma nova cor - rosa - para o iPhone 13 e iPhone 13 mini e uma nova para os iPhones 13 Pro, o Azul Sierra, mais claro que a versão da cor utilizada nos iPhones 12 Pro.
Tela
A grande novidade do iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max é uma tecnologia do display do aparelho: a tela LTPO (silício policristalino de baixa temperatura) possibilita oferecer a tecnologia ProMotion, nome que a Apple dá às telas com atualização variável. O iPhone 13 Pro/Max é capaz de atualizar as informações visualizadas na tela até 120 vezes por segundo, podendo reduzir para até 10 vezes por segundo para conservar bateria. O resultado, que já era observado nas telas do iPad Pro há três anos, é uma navegação mais fluida e responsiva do que o que era observado nos modelos anteriores do smartphone que tinham taxa de atualização de 60Hz.
Nos momentos de rolagem de tela, jogos de ação e animações do sistema operacional, o display atualiza 120 vezes por segundo (120Hz) - garantindo uma experiência ainda melhor. Para contrabalançar os momentos de atualização mais frequente, com consequente aumento no consumo da bateria, o iPhone 13 Pro/Max também é capaz de reduzir a atualização para até 10Hz (dez vezes por segundo) em momentos como quando há conteúdo estático na tela (visualização de fotos, momentos em que o usuário para de rolar o conteúdo, entre outros).
Câmera
As lentes maiores nos iPhones 13 mini, iPhone 13 e iPhone 13 Pro, trazem avanços que chegaram em 2020 para o irmão maior da linha, o iPhone 12 Pro Max. Agora, as câmeras são capazes de captar mais luz, na câmera principal do iPhone 13, agora há 47% mais captura de luz e especialmente na grande angular, com 50% mais captura de luz. A estabilização de imagem também foi melhorada.
Na linha Pro, há 92% de melhoria na captura de luz nas câmeras grande-angular, com melhorias nas outras lentes que também melhoram a captura de imagens em condições de baixa luminosidade. A lente grande angular agora permite fotos Macro, ultra próximas do objeto fotografado.
Em toda a linha de iPhones 13 há uma novidade para a captura de vídeos: o Modo Retrato, aqui chamado de Modo Cinemático. Da mesma forma que já oferecia para fotos, os novos iPhones são capazes de gravar vídeo com efeito de desfoque do segundo plano da imagem, dando a impressão - bastante realista - de serem imagens capturadas por câmeras profissionais. Os diferentes pontos focais são automaticamente definidos pelo iPhone, prevendo quando uma pessoa irá entrar na cena, por exemplo, além de poderem ser ajustados manualmente.
Outra novidade que chega para a linha toda de iPhones 13 é a capacidade de definir preferências de estilo, que funcionam como um filtro super poderoso, aliando as preferências do usuário com o processamento de imagem da Apple. Assim, é possível atender a gostos diferentes, como fotos mais vívidas, com tons mais quentes, entre outros.
Para a linha iPhone 13 Pro, a Apple também reservou novidades para a captura de vídeo: até o final do ano será possível gravar no formato ProRes. Um formato profissional sem compressão de imagem que garante a captura de mais detalhes nas cenas, possibilitando edições mais profissionais, mas consequentemente aumentando consideravelmente o tamanho dos arquivos.
Armazenamento
Toda a linha de iPhones 13 agora parte de 128GB de armazenamento - anteriormente, os iPhones de entrada (iPhone 12 e iPhone 12 mini, por exemplo) ofereciam 64GB nos modelos base e o modelo topo de linha agora conta com 512GB. Além disso, os modelos iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max, principalmente por conta da captura de vídeo ProRes que consome mais espaço, agora contam com modelo de 1TB (1024 GB), o maior espaço já oferecido em um iPhone.
Processador
Os processadores da Apple são líderes absolutos do mercado desde que a companhia decidiu desenhar seus próprios chips. Na linha dos iPhones 13 a Maçã amplia ainda mais sua vantagem: o A15 - nome dado ao novo processador - traz ainda mais poder de processamento aos novos aparelhos, com 6 núcleos de processamento, 16 núcleos na Neural Engine (para processamento de Machine Learning e imagens capturadas pela câmera), além de um núcleo extra de processamento gráfico (eram 4 no A14, agora são 5).
Bateria
Para dar conta das novas tecnologias - principalmente o display com atualização de 120Hz dos modelos Pro - a gigante precisou aumentar o tamanho das baterias nos novos iPhones. O aumento garante: 1,5h extra de bateria para o iPhone 13 mini, e 2,5h a mais no iPhone 13. Para a linha Pro, o iPhone 13 Pro dura 1,5h mais que o antecessor e o iPhone 13 Pro Max 2,5h a mais que o iPhone 12 Pro Max.
Todos os modelos do iPhone 13 estarão disponíveis a partir do dia 24/09 nos EUA, ainda não há data de lançamento no Brasil.
Os movimentos da gigante de Cupertino sempre são acompanhados de perto pelo mercado. Geralmente, os lançamentos impactam o mercado como um todo: como foi a remoção da entrada de fones de ouvido, do carregador incluso na caixa e a interface para smartphones sem botões frontais.
Além do impacto nos concorrentes, o iPhone e o Apple Watch são líderes em números quando comparados com outros modelos individuais. Embora algumas marcas vendam mais smartphones que a Apple, geralmente esse número é composto de dezenas de modelos diferentes.
Falando de modelos individuais, a Apple é líder: no primeiro trimestre do ano, segundo a Counterpoint, a Apple garantiu as 4 primeiras posições do ranking de aparelhos mais vendidos (iPhone 12, iPhone 12 Pro Max, iPhone 12 Pro e iPhone 11), com o quinto lugar tomado pela Xiaomi. Enquanto a Apple prepara uma média de 75 milhões de unidades para o período de lançamento, neste ano o número aumentou: são 90 milhões encomendados - o que indica que as expectativas da companhia são altas para as vendas do novo modelo.
…
A CapTable, plataforma de investimento em startups da StartSe, permite que qualquer um tenha a oportunidade de investir em startups. Em seus dois anos, a CapTable já captou mais de R$ 32 milhões para mais de 30 startups. Recentemente, a plataforma teve seu primeiro exit com a aquisição do Alter pelo Méliuz, os investidores tiveram mais de 70% de valorização do investimento em nove meses. Cadastre-se e conheça as captações disponíveis.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Head de Conteúdo na Captable
Victor Marques é Head de Conteúdo na Captable, maior hub de investimentos em startups do Brasil, que conecta seus mais de 7000 investidores a empreendedores com negócios inovadores. Escreve há mais de dois anos sobre inovação. Formado em Letras e Mestre em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!