Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Não é só IA: Itaú investe no futuro com laboratório de tecnologia

Com 50 projetos de ponta e parcerias com universidades do Brasil e do mundo, o banco aposta em tecnologias que vão muito além da IA generativa e assume o protagonismo na construção do futuro financeiro.

Não é só IA: Itaú investe no futuro com laboratório de tecnologia

Foto: reprodução/Itaú

, produtora de conteúdo

4 min

15 abr 2025

Atualizado: 15 abr 2025

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

O Itaú Unibanco anunciou na última quinta-feira (10) a criação de um centro de pesquisa focado em diversas áreas da tecnologia, como inteligência artificial e computação quântica. O Instituto de Ciência e Tecnologia Itaú (ICTi), como foi denominado, faz parte de uma estratégia para incentivar o desenvolvimento de tecnologias emergentes e acontece em parceria com várias universidades, como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade de Stanford, entre outras.

O ICTi já inicia suas atividades com 50 projetos em andamento, sendo 37 focados em IA e 13 voltados para computação quântica. Além disso, o ICTi oferece programas de bolsas para estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado, fortalecendo a formação de talentos e a produção de conhecimento no país. 

Para Junior Borneli, CEO da StartSe, esse não é um simples laboratório, mas uma declaração de futuro. “Enquanto muitos bancos ainda estão tentando entender como usar IA generativa para melhorar atendimento, o Itaú está apostando em deep tech — tecnologias que moldam as próximas décadas”, comenta Borneli. 

Segundo ele, a computação quântica, por exemplo, pode parecer distante, mas é a base para resolver problemas que hoje são intratáveis: desde fraudes financeiras até a otimização de carteiras com bilhões de variáveis. Ou seja, esse tipo de investimento mostra que o banco não quer apenas ser usuário de tecnologia, quer ser produtor, quer ter controle sobre as engrenagens do novo sistema operacional da economia. 

Por que importa?

Com o lançamento do ICTi, o Itaú Unibanco consolida sua posição como líder em inovação tecnológica no setor financeiro e promove a integração entre pesquisa científica e aplicações práticas que beneficiam tanto o mercado quanto a sociedade.​

E você? Quer entender de perto como o Itaú está usando a tecnologia na prática? Marcelo Toledo, Head de Produtos BaaS do banco, está entre os palestrantes do Fintech Xperience 2025, principal evento de inovação do setor. Garanta sua vaga agora e esteja onde o futuro acontece!

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Produtora de conteúdo multimidia que escreve sobre carreira, negócios e tecnologia na StartSe.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!