Segundo a companhia, a automação no campo é tão transformadora quando a transição dos cavalos para os tratores
Foto: divulgação/John Deere
, jornalista da StartSe
3 min
•
7 jan 2022
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Tainá Freitas
Se depender da John Deere, o futuro da agricultura será diferente: os fazendeiros deixarão os tratores e irão apenas revisar o trabalho feito pelas máquinas. A companhia anunciou, nesta CES 2022, que está pronta para produzir, em larga escala, um trator autônomo.
O anúncio acontece cerca de cinco meses depois que a companhia – que é lider em maquinário agrícola – comprou a startup Beer Flag Robotics, especialista em tratores autônomos.
A expectativa é que, agora, os fazendeiros possam deixar os tratores – e até mesmo os campos. As máquinas contarão com machine learning e serviços de geolocalização para aprender o trabalho que deve ser feito. Já os agricultores, por sua vez, poderão acompanhar o resultado através de seus smartphones ou dispositivos móveis.
Para este acompanhamento, o trator contará com seis pares de câmeras que capturam imagens em 360º. A tecnologia de inteligência artificial é utilizada para identificar possíveis obstáculos.
“É uma mudança monumental. Eu acredito que é tão grande quanto a transição do cavalo para o trator”, afirmou Jahmy Hindman, chefe de tecnologia da John Deere, na CES.
No anúncio, a John Deere anunciou que a agricultura já pode ser autônoma há algum tempo. Diferente dos carros e caminhões autônomos, o caminho é mais limpo: há menos obstáculos dentro do campo. O trator poderá, no entanto, ainda enfrentar dificuldades climáticas para “enxergar” em períodos de neve ou chuvas.
O valor do trator, chamado de “8R”, não foi informado. A companhia afirmou que poderá adotar um modelo de assinatura.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista da StartSe
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Apresenta o podcast Agora em 10 na StartSe e também atua na área de Comunidades na empresa. É especialista em inovação, tecnologia e negócios.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!