Levantamento revela que Inteligência Artificial Generativa já está causando impacto no mercado editorial. Entenda como isso pode crescer
ChatGPT (foto: Om siva Prakash/Unsplash)
, Head de Conteúdo
5 min
•
23 fev 2023
•
Atualizado: 1 jun 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Desde a chegada do ChatGPT, não há dúvidas de que a ferramenta de Inteligência Artificial vai transformar o mercado e muitas profissões como conhecemos. A possibilidade de fazer um pedido em uma caixa de texto e receber uma resposta completa e detalhada abre um mundo de possibilidades. E quem já está sentindo isso é a indústria de livros.
Segundo um levantamento feito pela Reuters, a loja de e-books do Amazon Kindle já conta com mais de 200 livros que têm o ChatGPT como coautor. As publicações estão em vários gêneros, desde tecnologia e marketing, passando até por ficção, poesia e livros infantis.
Ao levar em conta que a ferramenta só foi disponibilizada para o público em novembro de 2022, bastaram poucos meses para essa invasão de conteúdos de IA acontecer. E agora isso virou uma ameaça real para o mercado editorial.
O mercado global de e-books atingiu US$ 19,95 bilhões em 2022 e tem estimativas de chegar a US$ 32,19 bilhões em 2032, segundo levantamento da Future Market Insights.
Hoje, a loja da Amazon representa mais de 80% das vendas de livros nos Estados Unidos. Desde 2007, a empresa conta com um programa onde autores podem publicar suas próprias obras e ter lucro direto com ela. O Amazon Direct Publishing hoje oferece mais de 1,4 milhão de livros dentro desse sistema.
A Amazon não exige que os autores declarem se o texto foi escrito com a ajuda de alguma Inteligência Artificial, então os 200 casos levantados são apenas aqueles em que os escritores decidiram relatar.
No mercado editorial, a discussão já começa a preocupar escritores e redatores que trabalham sob demanda – escrevendo livros encomendados por empresas ou personalidades. O trabalho, conhecido como ghostwriting, é fonte de renda para muitas editoras de médio e pequeno porte, que oferecem o serviço. Com a chegada do ChatGPT, isso se tornou mais prático, rápido e gratuito, sem a necessidade de envolver editoras.
Entre os livros criados com ChatGPT oferecidos no Amazon Kindle estão, “Como criar conteúdo usando ChatGPT”, “The Power of Homework” e, talvez o mais famoso, "The Wise Little Squirrel: A Tale of Saving and Investing", um livro infantil publicado por Brett Schickler com a ajuda da ferramenta da OpenAI.
Toda a obra foi feita com prompts de Brett (veja aqui um passo-a-passo de como usar o ChatGPT), e conta a história de um esquilo que precisa aprender sobre finanças pessoais e investimentos. As 30 páginas foram feitas em questão de horas e contam até com ilustrações – também com a ajuda de softwares de criação de imagens por IA.
O aumento de publicações de livros com ajuda de Inteligência Artificial tem levantado discussões sobre direitos autorais, crédito de criação e a responsabilidade das plataformas que publicam conteúdos desenvolvidos com IA. Enquanto os precedentes legais e a legislação não estabelecem parâmetros, o mercado fica aberto para quem quiser explorar as oportunidades. E você não precisa ser escritor ou ter uma editora de livros para sofrer o impacto da chegada dessa tecnologia ao mercado criativo.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Head de Conteúdo
Head de Conteúdo e Partner na Startse. Mais de 20 anos de experiência na coordenação e produção de conteúdo editorial e para marcas. Fala sobre estratégia, inovação, tecnologia e comunicação.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!