Entenda por que a empresa está investindo na tecnologia.
, jornalista
7 min
•
22 jul 2021
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Sabrina Bezerra
Após anunciar o encerramento das operações no mercado de celulares em todo o mundo, a LG investe em novas tecnologias para acessórios, casas inteligentes, entre outras. A novidade da vez é a LG PuriCare Wearable Air Purifier, uma máscara purificadora de ar com alto-falante e microfone. O preço não foi divulgado, mas a expectativa é lançar no próximo mês, inicialmente na Tailândia. “Outros mercados também estão no radar, no entanto, dependem da aprovação dos órgãos reguladores”, diz a empresa em comunicado.
Essa não é a primeira edição da máscara purificadora da LG. No ano passado — após a chegada da pandemia de covid-19— a empresa anunciou oficialmente sua própria máscara movida a bateria e com dois ventiladores projetados para facilitar a respiração. Agora, aposta na segunda edição com alto-falantes e microfones embutidos. “O VoiceON reconhece automaticamente quando os usuários estão falando e amplifica sua voz por meio do alto-falante integrado para que os ouvintes não tenham que se esforçar ou se inclinar para ouvir cada palavra”, diz a empresa em comunicado.
A empresa não diz se o acessório protege contra o coronavírus, mas destaca o quanto as máscaras se tornaram essenciais no dia a dia de bilhões de pessoas. “Embora eficazes, não é segredo que as máscaras usadas por longos períodos de tempo podem ser desconfortáveis. Elas embaçam os óculos, fazem a mandíbula suar mais e podem restringir o fluxo de ar ao respirar com dificuldade, como durante exercícios". “Os engenheiros da LG com experiência em tecnologias de purificação de ar criaram uma nova solução que não só é mais eficaz do que as máscaras tradicionais, como também é mais bonita”, diz a empresa em comunicado.
A estratégia da LG está atrelada ao crescimento do mercado de wearable — dispositivos vestíveis — que tem se mostrado promissor. No quarto trimestre do ano passado, por exemplo, as vendas mundiais de dispositivos vestíveis atingiram 153,5 milhões de unidades. Trata-se de um aumento de 27,2% em comparação ao mesmo período de 2019, segundo o relatório Worldwide Quaterly Wearable Device Tracker, da IDC. Neste ano, os números também mostram-se animadores: entre janeiro e março de 2021, a remessa de vestíveis alcançou 104,6 milhões de unidades. O que representa um crescimento de 34,4% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Além disso, as novidades da nova máscara (com foco em áudio) também segue a tendência dos aparelhos de áudio que teve uma maior participação na categoria de dispositivos, com 64,2% de participação. "2020 foi o ano em que os aparelhos auditivos se tornaram o dispositivo indispensável", disse em comunicado Ramon T. Llamas, diretor de pesquisa da Equipe de Vestíveis do IDC.
+ Aula gratuita: Como usar a criatividade para se reinventar
A LG busca novas fontes de receitas após perder participação para os concorrentes no mercado de celulares. E, apostar no segmento de dispositivos vestíveis pode ser uma boa alternativa — já que o setor está em boa fase (saiba mais no tópico acima). Mas o conglomerado sul-coreano precisará acelerar o passo para marcar presença na liderança desse segmento. Isso porque, segundo o relatório de maio deste ano do IDC, Apple (1º), Samsung (2º) e Xiaomi (3º) lideram o top três em participação de mercado.
O Planejamento Estratégico Tradicional se tornou um mecanismo "ingênuo" para acompanhar o ritmo da Nova Economia. Conheça o programa S4D - Strategy for Disruption e veja o inédito Planejamento Estratégico 4D StartSe, único no mundo e capaz de gerar Poder Competitivo e Adaptativo Real para seu negócio.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista
Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!