A empresa vai se concentrar em outras áreas, como: casas inteligentes, dispositivos conectados, inteligência artificial, robótica e componentes para veículos elétricos.
LG (Foto: David Becker / Correspondente via Getty Images)
, jornalista
5 min
•
5 abr 2021
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Sabrina Bezerra
A LG (LG Electronics Inc.) anunciou nesta segunda-feira (05/04) que vai encerrar suas operações no mercado de celulares em todo o mundo. O motivo? A empresa quer se concentrar em outros setores, como casas inteligentes, dispositivos conectados, inteligência artificial, robótica e componentes para veículos elétricos.
“Espera-se que a desaceleração do negócio de telefonia móvel seja concluída até 31 de julho, embora o estoque de alguns modelos existentes ainda possa estar à venda após esse período”, disse a empresa em nota. Sobre o emprego dos trabalhadores, a LG afirma que será avaliado em nível local.
O encerramento das operações surge após a LG perder participação para os concorrentes do segmento. A empresa até tentou lançar uma série de dispositivos diferentes nos últimos tempos, como o LG Wing, smartphone de duas telas e com mecanismo giratório; e o LG G5 com design modular. Mas sem sucesso. Nenhum desses recursos foram suficientes para transformar os smartphones em sucesso popular. Além disso, os aparelhos mais tradicionais da empresa ficaram atrás de seus rivais principalmente no quesito câmera.
A LG se junta a uma longa lista de fabricantes de dispositivos de alto nível que desistiram dos smartphones ao longo dos anos, embora muitas das marcas tenham permanecido em dispositivos feitos por fabricantes terceirizados. A marca voltada para o consumidor da Nokia vive em cima de aparelhos feitos pela HMD, enquanto a marca da Blackberry foi inicialmente usada pela TCL e deve retornar este ano em um dispositivo feito pela OnwardMobility. Há também a HTC, que ainda vende alguns aparelhos diferentes, mas vendeu a maior parte de seu IP para o Google em 2017. Quem será o próximo da lista? Vamos acompanhar!
Apesar do anúncio da LG, o mercado de celulares está a todo vapor. Segundo relatório da Gartner, as vendas mundiais de smartphones crescerão 11% em 2021 — crescimento de 11% a mais em comparação com 2020. Além disso, 35% do total de itens vendidos serão de modelos 5G.
“Em 2020, os consumidores reduziram os gastos com smartphones, mas a disponibilidade de novos produtos, verão os usuários aumentarem significativamente a demanda em 2021”, disse Anshul Gupta, diretor de pesquisa sênior do Gartner.
Confira abaixo a tabela de vendas mundiais de smartphones por região entre 2019 e fevereiro de 2021:
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista
Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!