As pessoas que você espera influenciar avaliarão de forma subliminar a sua credibilidade, a confiança, a empatia e a confiabilidade – e a avaliação delas será apenas parcialmente determinada pelo que você diz.
(Foto: via Canva)
, jornalista
5 min
•
26 set 2023
•
Atualizado: 3 out 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Você já parou para pensar como a sua postura afeta o que as pessoas pensam sobre você? Ou seja, a linguagem corporal afeta os resultados da liderança.
Ao se preparar para uma reunião importante – com sua equipe, outros líderes ou clientes – você se concentra no que dizer, memoriza pontos cruciais e ensaia sua apresentação para que pareça credível e convincente. É claro que isso é algo que você já sabe.
Mas você também sabia que as pessoas que você espera influenciar avaliarão de forma subliminar a sua credibilidade, a confiança, a empatia e a confiabilidade – e que a avaliação delas será apenas parcialmente determinada pelo que você diz?
Você sabia que o uso do espaço pessoal, dos gestos físicos, da postura, das expressões faciais e do contato visual pode aumentar, apoiar, enfraquecer ou até mesmo sabotar seu impacto como líder?
Pois agora, veja 4 dicas listadas pela especialista Carol Kinsey Goman à Forbes:
Você causa uma boa impressão em menos de sete segundos
“Nas interações comerciais, as primeiras impressões são cruciais. Uma vez que alguém o rotule mentalmente como confiável ou suspeita, poderosa ou submissa, tudo o mais que você fizer será visto por meio desse filtro. Se alguém gosta de você, ela procurará o que há de melhor em você. Se ela desconfiar de você, suspeitará de todas as suas ações”, diz Carol.
“Sorrir é um sinal positivo que é subutilizado pelas lideranças. O sorriso é um convite, um sinal de acolhimento e inclusão. Diz: ‘sou amigável e acessível’.”
“Olhar nos olhos de alguém transmite energia e indica interesse e abertura (para melhorar seu contato visual, pratique observar a cor dos olhos de todas as pessoas que encontrar).”
“Inclinar-se para frente mostra que você está engajada e interessada. Mas respeite o espaço da outra pessoa. Isso significa que, na maioria das situações de negócios, fique a cerca de meio metro de distância.”
“Uma pesquisa da Kellogg School of Management da Northwestern University descobriu que a postura expansiva, posicionando-se de uma forma que abre o corpo e ocupa espaço, ativou uma sensação de poder que produziu mudanças comportamentais em um sujeito, independentemente de sua posição ou função real.”
*Este conteúdo foi publicado primeiro na newsletter Mulheres do Agora, que traz toda segunda-feira, às 17h assuntos sobre empreendedorismo, gestão e liderança. Assine gratuitamente aqui para receber as novidades primeiro. Assim, estará sempre um passo à frente.
Leitura recomendada
Alavanque o seu desenvolvimento profissional e das mulheres do seu time – com protagonismo e destaque – a partir dos desafios enfrentados. Saiba mais aqui!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista
Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!