StartSe blackfriday logo
Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

“Estamos no ano um do live commerce no Brasil”

De acordo com In Hsieh, cofundador da Chinnovation, o mercado brasileiro está prestes a incluir o live commerce como um novo padrão de consumo dentro do comércio eletrônico. Confira!

“Estamos no ano um do live commerce no Brasil”

Influenciadora (Fonte: Getty Images)

, conteúdo exclusivo

5 min

19 abr 2023

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Na China, o e-commerce ao vivo – o chamado live commerce – é mais do que uma mania. O modelo de vender em lives se tornou a fatia dominante do comércio eletrônico do país, movimentando cerca de US$ 500 bilhões. No Brasil, apesar de diversas tentativas e alguns cases de sucesso, o modelo ainda não emplacou, o que traz a pergunta: o live commerce vai “virar a chave” e crescer no Brasil?

“Estamos no ano um do live commerce no Brasil”, disparou In Hsieh, cofundador da Chinnovation e especialista em mercado chinês, durante palestra no Gramado Summit.

Na visão de Hsieh, o mercado brasileiro está prestes a incluir o live commerce como um novo padrão de consumo dentro do comércio eletrônico. Para o especialista, isso acontecerá a partir do impulso de grandes plataformas como o Tik Tok, que anunciou para 2023 o lançamento de funcionalidades de venda dentro do aplicativo, como já faz em outros mercados no mundo.

“O Kwai e Tik Tok, empresas que desenvolveram e popularizaram o formato lá na China, vão entrar com força para emplacar o modelo por aqui. Com a escala e a audiência que eles possuem, eles vão puxar a frente para esta mudança”, pontua Hsieh.

Os primeiros sinais desta mudança já estão aparecendo. Influencers de maquiagem, como Virgínia Fonseca, já estão faturando milhões em poucas horas a partir de suas lives, exemplo que pode ditar o que vem por aí – e impulsionar novos modelos de negócio que podem surgir a partir de um novo tipo de consumo.

“Tem gente que acha que o live commerce é algo como um canal de vendas, tipo Shoptime, o que não é verdade. É algo bem mais baseado na interação com o usuário, tanto que na China existem cursos para formar apresentadores de lives de vendas”, explica o cofundador da Chinnovation.

Segundo pesquisa feita pelo Grupo Bittencourt, consultoria especializada no desenvolvimento, gestão e expansão do e-commerce, a taxa de conversão do live commerce é de 16%, enquanto a do e-commerce tradicional é de 2%.


Novo modelo de live commerce

Para a 4Show, startup gaúcha que desenvolveu uma plataforma proprietária que veicula as lives e vende produtos no mesmo lugar, tanto empresas quanto influencers vão se adaptar a um novo modelo de live commerce, e isso pode ser o “pulo do gato” para a popularização.

“Atualmente, muitos clientes ainda acreditam que uma live de venda precisa ter uma grande produção, quando na verdade ela pode ser feita de qualquer lugar. O foco é na interação e na conquista do cliente”, destaca Rogério, cuja empresa começou na pandemia atendendo empresas de calçado da região onde a companhia é sediada. “Foi um momento em que as lives estavam em alta e as marcas precisavam vender”, avalia Rogério Correa, CEO da 4Show, para o Startups.

Perguntado se 2023 será o ano da virada para o live commerce, Rogério acredita que a mudança está a caminho, mas pode ser que ela demore mais um pouco. “Teremos mais cases de sucesso este ano, mas acredito que a mudança mesmo começará a partir do ano que vem”, avalia.

Entretanto, segundo o CEO, o plano da startup é estar bem posicionada, incluindo integrações com plataformas maiores como o já citado Tik Tok, a fim de estar à frente da curva quando a mania bater. “O mercado já tem cerca de meia dúzia de players, mas quando o live commerce realmente ‘pegar’, o ecossistema vai se expandir rápido. Nossa meta é estar bem preparado”, finaliza o executivo.

LEITURA RECOMENDADA

A StartSe possui uma série de ferramentas de Inteligência Artificial com uma interface descomplicada, para que você fique por dentro do futuro de uma forma fácil e rápida. Baixe o nosso app para conferir - é 100% gratuito: Android | iPhone

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

O mais conceituado portal sobre startups do Brasil. Veja mais em www.startups.com.br.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!