A criatividade é uma capacidade que nossa mente tem de produzir ideias novas e originais. Esta habilidade é desencadeada por estímulos e circunstâncias específicas, e os livros são fundamentais para isso!
Mulher fazendo colagens (Fonte: Getty Images)
, Produtora de Conteúdo
5 min
•
11 fev 2023
•
Atualizado: 5 jun 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
A criatividade é uma habilidade que todos nós possuímos, mas que muitas vezes não sabemos como usar. É como se tivéssemos um grande baú cheio de ideias e soluções e não soubéssemos como abri-lo.
Uma forma de estimular a criatividade é praticar atividades que nos permitam pensar fora da caixa. Isso pode ser feito através de exercícios, como jogos de palavras cruzadas, quebra-cabeças, ou até mesmo através de tarefas mais complexas, como projetos artísticos ou trabalhos em grupo. Também é importante buscar inspiração em outras fontes, como livros, filmes e músicas.
Para que serve? A criatividade pode nos ajudar a enfrentar os desafios da vida e nos dá a chance de ver as coisas sob novas perspectivas. É uma habilidade que todos nós temos e que precisa ser cultivada para nos trazer benefícios no presente e no futuro.
Um livro motivacional sobre criatividade, que oferece conselhos práticos para alcançar o sucesso. Ele ensina como usar referências e influências para desenvolver ideias originais, bem como como gerir o tempo e trabalhar em colaboração. É uma leitura útil para quem quer explorar a criatividade a fundo.
Austin Kleon aconselha que nada é original, portanto, para criar algo novo, é preciso abraçar influências e juntar ideias. “Se você gosta de algum artista, copie o trabalho dele e quem ele se inspira. Assim, você estará assumindo o papel deste artista até o momento em que começar a criar suas próprias versões", disse.
Este livro explora como as pessoas decidem o que é popular. Ele mostra que nada se torna viral do nada - tudo depende da atenção das pessoas, seja por influência social ou por escolhas individuais. A leitura é dividida em duas partes: a primeira explora a conexão entre popularidade e mente humana, enquanto a segunda liga popularidade e mercado.
Derek Thompson diz que as pessoas gostam de repetir experiências culturais para relembrar de si mesmas e sentir alegria. Embora seja focado na música, é possível usar os ensinamentos para melhorar outros aspectos da vida.
O professor e crítico de arte inglês, Rod Judkins, apresenta alguns dos mais variados processos criativos em capítulos curtos e interessantes. Ele mostra como cada um de nós pode usar esses conselhos para melhorar nossas vidas e nosso trabalho, desafiando nossa zona de conforto para estimular a criatividade, que é uma das áreas menos exploradas no século digital.
Ele nos conta histórias sobre artistas, cientistas e executivos que mudaram as regras do jogo por acidente ou ousadia, ensinando-nos a pensar de maneira diferente.
Os irmãos Kelley nos mostram que todos temos ideias e insights para oferecer. Não precisamos ser artistas para sermos criativos. Eles nos ensinam como usar a criatividade e a imaginação para lidar com problemas. Eles também nos dão estratégias para desenvolver nossa inventividade, pois quanto mais usamos, mais fortes ficam.
“Confiança criativa nos dá a coragem de fazer a diferença e nos inspira a combinar ideias arrojadas com ações efetivas, que podem melhorar nossa carreira e vida.”
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Produtora de Conteúdo
Jornalista. Possui experiência no mercado financeiro, social media e customer experience. Passou pela XP Inc.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!