Dois meses após a Uber vender sua divisão de carros autônomos, a concorrente Lyft toma a mesma decisão -- e agora?
, jornalista da StartSe
6 min
•
27 abr 2021
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Tainá Freitas
Mudanças continuam acontecendo no segmento de carros autônomos! Dois meses após a Uber vender sua divisão de veículos autônomos, agora é a vez de sua concorrente Lyft fazer o mesmo. A Woven Planet, uma subsidiária da Toyota, adquiriu a Level 5 por US$ 500 milhões.
Para Logan Green, CEO da Lyft, esse movimento marca “um passo a frente rumo à tecnologia dos veículos autônomos”. Com a aquisição, o time da Level 5 irá se unir às equipes da Woven Planet e Instituto de Pesquisa da Toyota para continuar o trabalho realizado pela companhia há oito anos.
A aquisição marca um reposicionamento da Lyft no setor de carros autônomos. Como parte do acordo, a startup irá fornecer dados da utilização de seus sistemas e até das corridas realizadas como forma de “acelerar a segurança e comercialização dos veículos autônomos desenvolvidos pela Woven Planet”.
Daqui para frente, a empresa irá focar em software. A equipe de “Open Plataform” da Lyft, responsável por desenvolver o sistema de carros autônomos, será a nova equipe de veículos autônomos da companhia.
“Com a nova equipe de divisão de veículos autônomos, nós podemos combinar o poder da rede híbrida da Lyft, o conhecimento do mercado e os recursos de gerenciamento de frota para ajudar nossos parceiros a escalar a implantação dos veículos com a maior receita e menor custo por milha”, explica Logan Green no anúncio.
Já a Toyota está investindo naquilo que sabe melhor – o hardware, desenvolvendo os veículos em si. Antes mesmo de adquirir a divisão da Lyft (que chegou a fazer testes com os próprios carros nas ruas), a companhia já havia realizado uma parceria com a startup Aurora – sim, a mesma empresa que comprou a ATG, divisão da Uber.
E os planos de direção autônoma da Toyota já estão chegando à venda. No início deste mês, a montadora japonesa lançou dois veículos com direção autônoma nível 2.
Os novos Lexus LS e Toyota Mirais são capazes de se manter nas pistas, viajar com distância entre outros veículos e auxiliar os motoristas com mudanças de faixas. Ainda é necessário, no entanto, que o motorista fique com as duas mãos no volante e assuma o controle caso algo aconteça.
Embora estejam cada vez mais desenvolvidos, ainda não há uma previsão de quando os carros autônomos estarão presentes na vida das pessoas diariamente -- seja em corridas por aplicativos ou compra.
A exemplo da Uber, Lyft e Toyota, as empresas ainda estão entendendo seus papéis no setor e fazendo parcerias para avançar rapidamente. Entenda o que aconteceu com a Uber no início deste ano:
Do lado das empresas de tecnologia, temos o Google (com sua subsidiária Waymo), Lyft, Didi Chuxing, Aurora, Apple, Drive.ai, entre outras. Já citando as montadoras, temos a Toyota, Tesla, General Motors (que adquiriu a startup Cruise), Honda, Hyundai, Volvo… A lista é longa. Agora, é esperar para ver quem irá mais longe (e mais rápido!) nessa corrida.
O Planejamento Estratégico Tradicional se tornou um mecanismo "ingênuo" para acompanhar o ritmo da Nova Economia. Conheça o programa S4D - Strategy for Disruption e veja o inédito Planejamento Estratégico 4D StartSe, único no mundo e capaz de gerar Poder Competitivo e Adaptativo Real para seu negócio.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista da StartSe
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Apresenta o podcast Agora em 10 na StartSe e também atua na área de Comunidades na empresa. É especialista em inovação, tecnologia e negócios.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!