Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

'Mais mulheres na IA podem evitar preconceitos', diz Melinda French Gates

Melinda destaca o desenvolvimento da Inteligência Artificial, onde as mulheres ainda são minorias na tomada de decisão. Entenda!

'Mais mulheres na IA podem evitar preconceitos', diz Melinda French Gates

(Foto: Russell Watkins/Department for International Development)

, jornalista

5 min

11 jul 2023

Atualizado: 11 jul 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Você deve estar em todo lugar onde as decisões estão sendo tomadas. Mas provavelmente ainda não está. Foi o que disse Melinda Gates em entrevista à CNN.

Entre esses lugares, Melinda destaca o desenvolvimento da Inteligência Artificial, onde as mulheres ainda são minorias na tomada de decisão. E ela tem razão. Com recorte em Brasil, dados do LinkedIn em 2022, apontam:

  • Em todo o mercado de tecnologia, a presença de mulheres é de 36%
  • Na cadeira de liderança esse número cai para 23%

“Estou muito nervosa porque não temos mulheres suficientes, novamente, que são cientistas da computação e que têm experiência em Inteligência Artificial (...), e sem isso, vamos inserir preconceito no sistema”, diz ela.


POR QUÊ?

Imagine só: um sistema de IA que é treinado apenas por homens. Logo, terá vieses conscientes e inconscientes podendo, por exemplo, trazer estereótipos preconceituosos.

Como assim? Um exemplo é ferramentas de recrutamento. Se o algoritmo for mal treinado pode discriminar candidatas mulheres e outros grupos sub-representados. Isso aconteceu na Amazon há alguns anos. Mulheres foram prejudicadas, pois, os currículos que tinham a palavra “mulheres” não eram avaliados. A história foi noticiada pela imprensa.

“O sistema precisa levar em consideração todos os pontos de vista das pessoas. (...) É por isso que ter mulheres em posições de tomada de decisão quando se trata da implantação da IA é tão importante”, acrescentou Melinda.

Vale lembrar: “os modelos com algoritmos de IA não têm autonomia, são fruto das decisões tomadas pelos desenvolvedores”, diz Dora Kaufman, especialista em Inteligência Artificial, à StartSe

O que fazer? 

Como liderança, não importa a área que você atue, é importante entender sobre Inteligência Artificial. Afinal, a tecnologia já está impactando todos os setores.

Assim, quanto antes você aumentar o seu repertório sobre IA, mais você estará um passo à frente na carreira, mas também ajudando a reduzir os preconceitos dos algoritmos. Esse comportamento vale também para todas da sua equipe.

PAPO DE VIDEOCAST 

Já que estamos falando sobre Inteligência Artificial, a recomendação de videocast é com Dora Kaufman, uma das maiores especialistas em IA do Brasil. Assista! Não é por nada não, mas o episódio está incrível. :)


 

Thumbnail do vídeo
Para você colocar em prática o uso da Inteligência Artificial: aqui tem uma série de ferramentas gratuitas para usar.

 

Leitura recomendada 

Caso você queira dar o passo inicial sobre o aprendizado de Inteligência Artificial, vale a pena conhecer o programa AI for Leaders, da StartSe. Eu fiz recentemente, e sim, super recomendo. Todos os detalhes estão aqui. 

  • Depois, me escreva (sabrina.bezerra@startse.com) contando como conhecer mais sobre Inteligência Artificial impactou o seu dia a dia no trabalho? Podemos usar esse espaço para também trocar conhecimento sobre IA. ;)

*Este conteúdo foi publicado primeiro na newsletter Mulheres do Agora, que traz toda segunda-feira, às 17h assuntos sobre empreendedorismo, gestão e liderança. Assine gratuitamente aqui para receber as novidades primeiro. Assim, estará sempre um passo à frente.
 

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!