StartSe blackfriday logo
Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

5 marcas que estão usando NFT em seu modelo de negócio

O NFT se torna tendência para marcas que querem alavancar os negócios e seguir relevantes em um contexto cada vez mais digital

5 marcas que estão usando NFT em seu modelo de negócio

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Por Diego Ortiz, fundador da Verse 

Nos últimos anos, poucos assuntos geraram um buzz tão repentino no mercado quanto os NFTs (non-fungible tokens). Embora muitos ainda a considerem um assunto de longo prazo, eu costumo dizer que os NFTs vão avançar em dog years (anos de cachorro) e mudarão completamente a relação entre as marcas e seus consumidores na nova era da internet: a web 3.0.

Concebidos como ativos digitais que não podem ser replicados, os NFTs são criados usando a tecnologia blockchain, o que significa que possuem códigos de identificação exclusivos.  

Cada vez mais, essa tecnologia tem sido usada por marcas em suas estratégias de Marketing e Inovação.

Algumas marcas estão lançando colecionáveis ​​NFT ou edições limitadas como forma de abrir novos fluxos de receita, construir fidelidade à marca ou arrecadar dinheiro para uma boa causa, enquanto outras estão usando-os como forma de aumentar sua imagem, contar uma história ou alcançar novos públicos.

E, embora hoje pareça mais tendência do que realidade, acredita-se que os NFTs serão cada vez mais usados pelos profissionais de marketing para criar experiências de marca únicas, aumentar o reconhecimento da marca e incentivar a interação

Para embasar o por que desta aposta tão grande nas NFTs para as marcas, destaquei neste artigo os 5 principais usos de NFTs para ações de Marketing no cenário internacional. Vamos conferir? 

1.Asics NFTs

Uma das primeiras marcas de roupas esportivas a entrar no movimento NFT, em julho de 2021 a marca lançou a coleção Sunrise Red, que inclui tênis digitais de edição limitada, criados em colaboração com vários artistas digitais. Descrito pela marca esportiva como uma “celebração do esporte e um primeiro passo na construção de um futuro onde os bens digitais inspiram a atividade física”, a receita arrecadada com os 189 ativos digitais foi reinvestida nos artistas através do programa Asics' Digital Goods Artist-in-Residence. Uma paleta de cores dourada metálica de edição limitada também foi lançada nesta ação. 

2. Hot Wheels (Mattel) NFTs

No período que antecedeu o Natal de 2021, a fabricante de brinquedos Mattel lançou NFTs em uma de suas marcas mais colecionáveis: a Hot Wheels. 

Foram 40 designs diferentes de NFTs comercializados com um preço inicial de US$ 15 para cada. Os produtos incluíam pacotes de 4 ou 10 NFTs com um design icônico animado dos carros da marca. Havia quatro níveis de escassez, com mais de 5 mil NFTs resgatáveis ​​por uma versão física do exclusivo Hot Wheels, com cada colecionador tendo 5% de chance de adquirir um token especial e ser dono de uma edição limitada de veículos fundidos da vida real.

3. McDonald's McRib & MCNFT

Projetado para comemorar o retorno da coleção limitada McRib nos Estados Unidos em novembro, o McDonald's entregou sua primeira promoção NFT. A maior cadeia de restaurantes do mundo emitiu um número limitado de NFTs (apelidados de MC-NFT) como parte de uma coleção de arte virtual colecionável apresentando o McRib como uma forma de criar entusiasmo sobre o retorno temporário do produto e a disponibilidade limitada. A coleção de 10 NFTs individuais do McRib estava disponível apenas para quem retweetou o convite da marca, o que mais de 21 mil pessoas fizeram em apenas algumas horas.

Além disso, outras iniciativas voltadas para a web 3.0 já estão no radar da empresa, que anunciou recentemente sua intenção de ter uma loja no metaverso, onde as compras de seus produtos poderão ser feitas no ambiente digital e serem entregues fisicamente.

4. Ray-Ban Aviator NFTs

A grife de óculos de sol Ray-Ban está visando ser um grande player no metaverso daqui para a frente. A marca não apenas está colaborando com a Meta (antigo Facebook) em óculos de realidade virtual, mas em outubro do ano passado, entrou no espaço NFT, fazendo um teste com seu primeiro e único NFT com os icônicos óculos de sol Aviator da marca. Criado pelo artista alemão Oliver Latta, conhecido por seus provocantes designs de movimento 3D, o NFT foi leiloado na OpenSea e seus lucros foram 100% destinados para o Italian Art Trust. 

5. Ingressos NFT da NFL

Em novembro de 2021, a NFL — liga esportiva profissional de futebol americano dos Estados Unidos — anunciou que os fãs poderiam receber ingressos comemorativos virtuais gratuitos por meio de NFTs de edição limitada. Criado em colaboração com a Ticketmaster, os fãs que compareceram a jogos selecionados do Dia de Ação de Graças até o final da temporada de 2021 foram elegíveis para um ingresso exclusivo em NFT, dando a largada para que os NFTs entrem de vez no mercado de ingressos para eventos físicos e virtuais.

Por que importa?

Estes 5 casos de uso dos NFTs só reiteram a certeza de que, em um piscar de olhos, a forma como as marcas criam suas estratégias on e offline vai mudar. Cabe a cada um de nós decidir de que lado estamos: dos revolucionários, que serão protagonistas desse movimento, ou dos céticos, que precisarão correr para se adaptar tardiamente?

Banner newsletter StartSe

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!