Saiba o que é, como funciona e como se dar bem com o marketing de afiliados.
Mulher em computador com loja e-commerce (foto: S O C I A L . C U T/Unsplash)
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Erica Queiroz
Você sabe o que é o marketing de afiliados?
O marketing de afiliados é o processo pelo qual um afiliado a uma empresa ou pessoa ganha uma comissão ao fazer o marketing dessa empresa (ou de um produto/serviço) ou pessoa.
O afiliado – que pode até mesmo ser uma outra empresa – divulga um produto, por exemplo, e, toda vez que uma venda for realizada, ele ganha uma comissão sobre ela.
O marketing de afiliados é excelente para startups ou empresas pequenas que querem crescer rapidamente, pois não engloba riscos e nem grandes gastos com marketing.
Afinal, outras pessoas ou empresas irão vender para você e você só vai pagar comissão quando a venda tiver sido concluída. Portanto, salvo pouquíssimos gastos iniciais, você só gasta após ganhar!
Por isso, se você souber usar bem o marketing de afiliados, ele pode beneficiar enormemente a sua empresa. Porque, além de aumentar o tráfego do seu site, ele também trará clientes para o seu negócio – e de forma rápida!
Há 3 partes envolvidas no processo:
O processo funciona da seguinte forma: o afiliado adiciona, ao seu site ou rede social, um link para o produto ou serviço cuja venda irá intermediar. O cliente em potencial clica nesse link e é direcionado ao site da empresa onde poderá fazer a aquisição da oferta. Se ele efetuar a compra, o programa de afiliados faz um registro da mesma e, quando a transação for aprovada, a empresa receberá o pagamento e o afiliado, por sua vez, a sua comissão.
Com você pode ver, o processo é muito simples e pode ser extremamente rentável.
Mas, para a sua empresa se dar bem com o marketing de afiliados, é preciso escolher corretamente os afiliados com que irá trabalhar.
Por isso, é muito importante que o afiliado tenha boa audiência e que ela seja aderente aos produtos e serviços que vai intermediar. E que ele se comunique com o público por meio da linguagem utilizada por esse público (mais jovem, mais descolada, mais formal...).
Se for usar influenciadores em redes sociais, por exemplo, pesquise os mais confiáveis do mercado e analise os seus dados. Afinal, muita gente tem seguidores nas redes sociais, mas que não são engajados. E aí o resultado será pífio.
O afiliado pode ser pago de várias formas, como, por exemplo:
Desse modo, você deve avaliar qual a melhor forma para trabalhar o seu negócio.
Se for um negócio de altíssimo luxo, por exemplo, como um apartamento de milhões de reais, é melhor pagar por lead qualificado.
Se for um produto baratinho, você pode pagar por clique (que gera brand awareness) ou venda.
Além de alguns possíveis gastos para investir na plataforma de afiliação e o tempo investido para buscar os afiliados que tenham maior aderência ao seu negócio, o gasto em marketing é quase nulo.
E, como a maioria dos casos será de vendas pela internet, você também não tem o custo da loja física.
Essa parte é uma das mais difíceis do negócio. E a que leva mais tempo e esforço.
Com o marketing de afiliados, você consegue relativamente rápido aumentar a sua base de leads e clientes. E o melhor: são leads quentes, que têm tudo a ver com o seu negócio!
Portanto, maiores as chances de sucesso!
A prova social é um dos 6 gatilhos mentais listados por Robert Cialdini, em seu livro "As armas da persuasão".
Colocando em simples palavras, a prova social refere-se ao fato de querermos fazer o que os outros fazem. Então, se um influenciador diz que usa algo ou que esse algo é muito bom, os seus seguidores vão querer usá-lo também.
Como o marketing de afiliados trabalha também com conteúdo gerado pelo usuário, você tem mais chances de vender o seu produto ou serviço, pois ele já está validado, aprovado por alguém "importante".
Devido ao bom relacionamento do afiliado com a audiência, as vendas podem começar a ser realizadas de imediato (dependendo do valor do produto ou serviço, claro!) e os ganhos também são quase imediatos.
Mas também tem que considerar a programação de pagamentos efetuados pela plataforma utilizada. Algumas delas exigem o atingimento de um valor mínimo para liberar os pagamentos.
Com todo o tráfego e propaganda gerados em torno do seu negócio, ele terá grandes chances de expandir rapidamente!
E a melhor notícia: não há limites de ganhos.
Com o tempo, você ainda pode buscar outros afiliados, para outros produtos ou serviços ou outros nichos de atuação do seu negócio.
E então, depois de ler todas essas vantagens, o que você está esperando para implementar um programa de afiliados na sua empresa hoje mesmo?
…
Acelere o resultado de suas vendas e marketing com a metodologia de crescimento de negócios mais usada pelas empresas do Vale do Silício. Conheça o Growth Program e domine conceitos avançados de como Atrair, Engajar, Converter e Fidelizar Clientes B2C ou B2B.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!