Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Conheça 3 estratégias de marketing do filme da Barbie

Entenda como marcas dos mais variados segmentos usam a estratégia para chamar a atenção de consumidores

Conheça 3 estratégias de marketing do filme da Barbie

Ken, personagem do filme da Barbie (Foto: divulgação Facebook Barbie)

, jornalista

9 min

11 abr 2023

Atualizado: 17 jul 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Nostalgia, tecnologia e muito marketing. Esse é o combo da Warner Bros. Pictures ao lançar o filme Barbie. Para você ter uma noção, o termo “Barbie Filme 2023” dobrou em volume de buscas no Google nos últimos dias. Nas redes sociais, pôster online ― feito por inteligência artificial ― inspirado no filme virou até trend. Você, com certeza, deve ter visto alguns deles passando pela sua timeline.

Quando vai ser lançado o novo filme da Barbie?

O longa-metragem será lançado no Brasil em 20 de julho de 2023. Mas, antes veio com um show de marketing envolvendo: 

  • ESG: traz uma crítica social. Se antes a Barbie era uma personagem branca, magra e sem a opção de ter uma carreira. Agora, a história é outra: existem várias versões da Barbie e do Ken ― todas diversas, levantando a importância da diversidade em todas as esferas, incluindo no entretenimento.
  • Inteligência Artificial: a Warner Bros lançou uma ferramenta de IA para interação com o público e estimular o compartilhamento nas redes sociais.
  • Nostalgia: os três pontos, juntos, têm tudo a ver com marketing de nostalgia (entenda mais adiante)  ― tocar a emoção das pessoas. No caso do ESG tem um quê de trazer a personagem Barbie, agora muito mais diversa ― causa que virou chave na Nova Economia.

Falando em nostalgia, o mesmo acontece com o filme Super Mario Bros., lançado no início de abril, superou as expectativas, tornando-se a segunda maior bilheteria de 2023.

E o assunto não está limitado ao cinema. A Nokia, empresa de tecnologia, também resolveu surfar a onda do retrô e relançou o famoso celular tijolão ― e com direito ao clássico jogo da cobrinha, famoso nos anos 2000.

Quer mais exemplos? a Kodak (que não morreu) tem lançado novos produtos com o logo vermelhinho famoso das câmeras analógicas; e a Sega anunciou um novo Mega Drive (como era conhecido em 1998 no Brasil). 

Qual é a estratégia? Tocar o emocional das pessoas. No plural mesmo. Isso porque, não é algo individual, a nostalgia no mundo dos negócios está virando uma tendência de mercado para abocanhar em cheio toda uma geração.

O que é marketing de nostalgia?

Trata-se de uma estratégia de marketing que usa elementos do passado para despertar emoções positivas e criar uma conexão com o público-alvo. Na prática, o método traz de volta designs, músicas, personagens, slogans, entre outros produtos e serviços que eram populares no passado para criar uma sensação de familiaridade e conforto para as pessoas.

Como funciona o marketing de nostalgia?

Por exemplo, alguma vez você já procurou uma música que fez sucesso no passado, certo? Ao ouvi-la, você “matou a saudade” daquele tempo. De alguma forma, mexeu com a sua emoção.

O mesmo acontece com filmes, séries, serviços e produtos. O Spotify, por exemplo, fez uma pesquisa para entender melhor o assunto e descobriu:

  • 70% das pessoas se lembram de marcas que estiveram presentes em momentos especiais de sua vida no passado

Marketing de nostalgia exemplos

É essa lógica que está acontecendo com os filmes Barbie e Mario, por exemplo. 

Barbie: marketing de nostalgia

No caso do primeiro, a Warner Bros. lançou a Barbie Selfie Generator ― Inteligência Artificial que gera pôsteres do longa-metragem ―, para fazer o marketing de nostalgia.

A lógica: os fãs postam, os seguidores (provavelmente um percentual da mesma geração) visualizam e respostam usando o filtro. Assim, o número de compartilhamentos tende a aumentar cada vez mais.

 “O objetivo é aumentar o número de vendas na bilheteria (estreia)”, diz em rede social a empreendedora Camila Farani. 

Mario: marketing de nostalgia

Uma propaganda viral ― de comerciais de TV, campanhas na internet a panfletos offline ― do Super Mario Bros. O Filme aconteceu antes do lançamento. O resultado foi positivo: já tem a segunda maior bilheteria de 2023 e arrecadou US$ 377,6 milhões no final de semana de abertura. 

POR QUE O MARKETING DE NOSTALGIA É IMPORTANTE?

Para as empresas, é uma oportunidade para atrair consumidores. Afinal, mexe com a emoção das pessoas trazendo elementos do passado que, de alguma forma, marcaram a vida delas. Além disso, pode reforçar a imagem da marca, criando uma sensação de tradição e autenticidade. 

POR QUE O MARKETING DE NOSTALGIA TAMBÉM É IMPORTANTE PARA A GERAÇÃO Z?

A Geração Z tem feito barulho nas redes sociais sobre produtos e serviços nostálgicos. Nativa digital, que busca autenticidade e transparência das empresas, está buscando conexão e experiências passadas nas redes sociais.

Para você ter uma noção, a hashtag nostalgia tem mais de 81 bilhões de visualizações no TikTok, rede social que tem como público-alvo a Geração Z. Os vídeos tem milhares de curtidas e vão de produtos a filmes nostálgicos dos anos 1990 e 2000.

COMO FAZER MARKETING DE NOSTALGIA?

Para lançar ou relançar produtos nostálgicos, você deve primeiro conhecer o seu público: qual tema eles procuram? Qual mexeria com as emoções a ponto de fazê-lo consumir?

Além disso, a ideia é sempre pensar em uma releitura. Algo do passado, mas que de alguma forma seja útil nos dias atuais. Por exemplo, a Nokia relançou o “tijolão”, certo? Mas a nova versão tem câmera e conexão à internet, algo que não tinha no anterior. Ou seja, vai agregar valor.

Por fim, use as redes sociais para fazer o marketing do seu serviço ou seu produto. Selecionei 3 links para inspirar você. Confira:

Por que importa?

O marketing de nostalgia virou mais do que hype, e sim um comportamento de se conectar com tempos antigos. Aproveite a tendência para entender como a sua marca pode surfar essa onda.

LEITURA RECOMENDADA

Acesse o app da StartSe e confira conteúdos exclusivos. Baixe gratuitamente o novo app StartSe e tenha acesso a conteúdos exclusivos: Android | iPhone

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!