Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Você já se sentiu uma fraude profissionalmente?

Muitos profissionais, inclusive que são proeminentes em suas áreas de atuação sofrem com a Síndrome do Impostor. Entenda!

Você já se sentiu uma fraude profissionalmente?

Mulher exausta no home office (Foto: Pexels)

, Colunista

8 min

10 mai 2023

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Teve uma época da minha vida em que me sentia uma fraude. Secretamente eu não me achava merecedora do cargo que tinha ou dos elogios que recebia. Meu maior medo era que alguém se decepcionasse comigo. 

Tinha ideais de perfeccionismo, procrastinava nos estudos e passei anos me vitimizando. A minha energia era consumida pelos pensamentos repetitivos de não merecimento. Meu foco era sempre no problema e isso drenava minha força. Vivia angustiada, ansiedade a mil por hora e qualquer problema me tirava (ainda mais) do eixo.

Apenas alguns anos mais tarde, descobri que esse fenômeno - de se sentir não merecedora-, é muito comum e já foi amplamente estudado: a famosa Síndrome do Impostor.


Por que eu me sinto uma farsa no trabalho?

Síndrome do Impostor é um termo psicológico que descreve um padrão de comportamento/pensamento, onde você duvida de suas realizações e tem um medo constante de ser exposto como uma fraude, ou julgado como um profissional incompetente. Muitos profissionais, inclusive que são proeminentes em suas áreas de atuação sofrem com isso.

Cansada, trabalho, computador (eclipse_images via Getty Images)

O que fazer quando se sente incompetente?

Só o fato de saber que eu não estava sozinha na angústia do não merecimento já me deu esperanças e aos poucos fui aprendendo a confiar mais no meu potencial. Foi um caminho árduo, envolvendo terapia, cursos, vivências e muito autoconhecimento.

  • Um dos grandes aprendizados foi o de não comparar o palco dos outros com os meus bastidores. Por meio da meditação e de muito esforço para ter mais controle emocional, fui tomando posse de quem eu realmente era, então descobri que o nosso potencial é ilimitado. 

Da pessoa que passou anos sem ler um livro, fui transformada numa estudante voraz e que usa o tempo livre para fazer cursos e devorar conteúdos das mais diversas temáticas.

Tive meus altos e baixos, mas sou muito grata aos momentos de incerteza e angústia onde duvidei de mim mesma, pois hoje ajudo outros profissionais e sei exatamente o que é estar na pele deles. 

Muitas vezes, o fundo do poço tem molas e você não está sozinho. Muitos profissionais que hoje são referências de sucesso passaram (ou ainda passam) pela síndrome do impostor. 

Baseada nos meus estudos e em tudo que senti na minha própria pele, compartilho algumas orientações para que seu caminho seja mais curto e menos sofrido que o meu:

O que fazer quando se sentir insuficiente no trabalho?

1 - Em primeiro lugar, busque apoio antes de tudo. Conte para um especialista ou alguém de extrema confiança como se sente. Mostrar vulnerabilidade pode ser o seu maior ato de coragem. Depois disso, siga essas dicas:

2 - Peça feedbacks e anote tudo o que vem de positivo. Faça uma lista e leia para si mesmo todos os dias.

3 - Pratique meditação e aprende a respirar pausadamente quando esses pensamentos de não merecimento estiverem presentes.

4 - Procure um mentor que tenha uma visão bem apreciativa e seja honesto com você. Esta pessoa vai lhe ajudar a não duvidar de si mesmo.

5 - Leia biografias e/ou assista filmes de pessoas que admira. Você irá se surpreender com a (im) perfeição de quem já chegou lá. A maioria de nós temos questões existenciais profundas e já vivemos períodos negros, assim como situações que julgamos ser constrangedoras.

6 - Dê ênfase às suas conquistas, comemore as pequenas vitórias e tenha auto compaixão. Antes de tudo, use as lentes da bondade para se olhar no espelho. Seja generoso quando for avaliar seu desempenho e se o perfeccionismo estiver lhe atrapalhando faço o impossível para despegar-se dele.

Por que importa?

Se hoje você está insatisfeito com sua carreira, lembre-se que tudo o que está vivendo vai te fortalecer, é apenas uma etapa da sua jornada que te levará ao sucesso.

Você pode se reinventar e dar a volta por cima. Muito profissionais que hoje são referência no mercado já passaram por isso. Se eles conseguiram, é bem possível para você também. Não se culpe, mas mergulhe dentro de si, com aceitação, compaixão e permissão para a mudança. Lembre-se que muitos dos seus medos e receios estão apenas dentro da sua imaginação.

LEITURA RECOMENDADA

Caso você precise entender mais sobre o assunto, acesse o app da StartSe e confira conteúdos exclusivos. Baixe gratuitamente o novo app StartSe e tenha acesso a conteúdos exclusivos: Android | iPhone

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Psicóloga, Mestre em Educação, Job Hunter, Especialista em Recolocação e Carreira. Reconhecida como uma das brasileiras com mais destaque na produção de conteúdo no LinkedIn – LinkedIn Top Voices. Empreendedora. Diretora da empresa TTarga Carreira e Recolocação Autora do Livro Você de Emprego Novo - Editora Évora.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!