Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Meta corta 3,6 mil funcionários: desempenho ou avanço da IA?

Com base em avaliações anuais, a empresa alega buscar eficiência, mas declarações de Zuckerberg sobre "funcionários virtuais" levantam novas questões.

Meta corta 3,6 mil funcionários: desempenho ou avanço da IA?

Reprodução

, Founder da StartSe

3 min

15 jan 2025

Atualizado: 15 jan 2025

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Seu conteúdo em até 1 minuto*

Mark Zuckerberg está demitindo 5% da força de trabalho da Meta. 

  • O corte, segundo sabe-se até aqui, é baseado em desempenho. Como a empresa tem 72 mil funcionários, isso representa 3,6 mil demissões.

A justificativa oficial, como eu disse, é por desempenho. Mas vale lembrar que Mark disse, há poucos dias, que em 2025 "algoritmos farão parte do trabalho" que hoje é feito por funcionários humanos.

Os ciclos de desempenho na Meta são avaliados a cada ano, mas pelo que parece, os cortes serão feitos com mais intensidade. A companhia espera ter, a cada ciclo, 10% de rotatividade "não lamentável".

A informação foi obtida através de uma comunicação interna da companhia, que foi checada com fontes seguras e revisadas pela Bloomberg. As demissões nos EUA acontecerão até 10 de fevereiro.

Para compensar a frustração dos demitidos, o comunicado diz que a empresa vai oferecer uma "indenização generosa". Zuckerberg continua firme na sua busca pela eficiência, como reforçou em 2023.

Bom... a justificativa oficial é o desempenho, mas é impossível associar parte disso ao avanço da IA. Como eu disse, Mark virou defensor do uso de "funcionários virtuais" e expressou isso há poucos dias.
 

Leitura recomendada 

Quer aprender mais sobre as transformações do mercado?

Participe do Executive Program e conecte-se diretamente com Junior Borneli. Inspire-se com quem já faz a diferença! Garanta sua vaga agora

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Fundador do StartSe, empresa de educação continuada com sede no Brasil e operações no Vale do Silício e na China. Empreendedor há mais de 10 anos, apaixonado por vendas e criação de produtos. Trabalha todos os dias para "provocar novos começos" através do compartilhamento de conhecimento.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!