Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Adeus, criptomoedas? Meta, ex-Facebook, encerra sua carteira digital

Iniciativa permitia o envio de dinheiro através de app próprio e WhatsApp; este não é o primeiro projeto encerrado pela Meta no universo das moedas digitais

Adeus, criptomoedas? Meta, ex-Facebook, encerra sua carteira digital

Foto: Getty Images

, jornalista da StartSe

4 min

6 jul 2022

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

O Facebook tinha um histórico conturbado com criptomoedas e carteiras digitais. Agora, o mesmo pode se refletir na Meta. A empresa anunciou que irá encerrar a carteira digital Novi a partir de 1º de setembro. Os usuários não poderão adicionar mais dinheiro a partir de 21 de julho.

A Novi começou a ser testada nos Estados Unidos e na Guatemala no ano passado, após um longo período de desenvolvimento. Isso porque o anúncio de que o Facebook teria a própria carteira digital veio em 2019.

No piloto, usuários puderam enviar e receber dinheiro (inclusive remessas internacionais) através do aplicativo da Novi e do WhatsApp. A Novi utilizava a stablecoin Pax Dollar, que é lastreada no dólar norte-americano. Na prática, a moeda digital funciona na blockchain, mas tem o valor aproximado do dólar comum e possui uma variação de valor semelhante. 

POR QUE ENCERROU O PROJETO?

Embora liste os próximos passos do que os usuários devem fazer, a Meta não explicou os motivos do encerramento do piloto. À Coinbase, sugeriu que poderia aproveitar a tecnologia de carteira digital em produtos focados no metaverso.

Segundo o Financial Times, a Meta estaria fazendo a própria moeda digital para focar no metaverso. Internamente, a novidade estaria sendo chamada pelo nome provisório de “Zuck Bucks”.

Entenda os planos da Meta:

Thumbnail do vídeo

O HISTÓRICO DO FACEBOOK

Bom, agora vamos ao histórico do Facebook/Meta. Quando anunciou em 2019 a Libra, sua própria moeda digital, e a Calibra, a carteira digital, a empresa recebeu o apoio de diversas empresas do mercado, como Visa, Mastercard, Paypal, Mercado Pago etc. 

O objetivo era de que os usuários das redes sociais da Meta – que hoje são aproximadamente 3 bilhões, reunindo Facebook, WhatsApp e Instagram – usassem a Libra para pagamentos em compras online e offline

No entanto, quando entidades governamentais passaram a questionar o projeto, o uso da nova moeda digital na internet e o impacto da Meta em novos mercados (incluindo o financeiro), diversos parceiros deixaram a Libra e a Calibra.

Ao longo da trajetória, o Facebook e as outras empresas do projeto mudaram o nome da moeda para “Diem”. Havia também a “Diem Association”, como forma de provar que a iniciativa ia além do Facebook e do poderio da marca. O Diem ainda assim não foi para frente.

No início deste ano veio o veredicto: a Meta vendeu o Diem para o Silvergate Bank. A carteira digital Calibra, que continuou com o mesmo nome, foi transformada em Novi, que agora chega em seu ponto final.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Apresenta o podcast Agora em 10 na StartSe e também atua na área de Comunidades na empresa. É especialista em inovação, tecnologia e negócios.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!