Entenda como a companhia separa um tempo para que todos os funcionários possam inovar
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Em apenas uma semana, o Google anunciou novidades em diversos segmentos: que irá oferecer rotas de economia de gasolina no Maps; que trará aprimoramentos no Google Nest Hub, sua iniciativa de casa inteligente; o lançamento de um aplicativo para escanear documentos (Stack PDF Scanner), entre outros.
Ao mesmo tempo em que aprimora e lança novos serviços, o Google continua com aqueles que já são core de sua operação - o buscador da internet, o serviço de e-mails Gmail, as publicidades do Adsense, entre outros. A criação de novas funcionalidades é um incentivo da própria empresa, que trabalha seguindo a metodologia 80/20.
Steve Blank, professor adjunto na Universidade de Stanford, é um empreendedor e investidor em série considerado o “pai do Vale do Silício”. Ele é precursor de teorias como a Startup Enxuta (o livro foi escrito por seu aluno, Eric Ries), MVP, entre outros. Uma das teorias que ele defende é a metodologia 80/20, parte da cultura do Google.
Ela consiste na divisão de tempo dos profissionais: em 80% do período, as pessoas focam em suas tarefas e no que a companhia faz para se sustentar. Já nos 20% restantes, a empresa incentiva que os funcionários se envolvam em projetos de outras áreas e busquem iniciativas de inovação que faça a companhia crescer à longo prazo.
Um dos maiores cases de sucesso dessa metodologia no Google é o Gmail, que foi criado como um projeto de inovação e experimentação e se tornou o provedor de e-mail mais utilizado no mundo.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!