Confira as preferências de personalidades da Nova Economia em relação ao modelo de trabalho: presencial, híbrido ou home office total
Brian Chesky, CEO do Airbnb (Foto: wikipedia)
, Redator
6 min
•
10 jul 2023
•
Atualizado: 11 jul 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Home office total. Híbrido. Presencial. A discussão sobre o melhor modelo de trabalho continua. É algo nunca visto antes no mundo corporativo. Recentemente, uma série de empresas exigiu o retorno ao presencial. Outras nem tanto. Trabalhadores questionaram.
Virou, por sinal, uma batalha entre empresa e funcionário. Duelo entre executivos que discordam. Para você ter uma ideia, recentemente, Kevin O'Leary, empresário e participante do Shark Tank, disse com todas as letras que discorda de Elon Musk sobre o trabalho presencial.
"O mundo mudou. A economia mudou. A ética do trabalho mudou", disse O'Leary.
Mas o que dizem outros CEOs e empreendedores de grandes empresas? Qual é a preferência dessas personalidades? Por quê? O que dizem? Reunimos esses questionamentos, e você, confere abaixo:
Empresa: Airbnb
Qual modelo de trabalho defende: home office
Por quê: "As melhores pessoas vivem em todos os lugares, não concentradas em uma área. E ao recrutar de um conjunto diversificado de comunidades, nos tornaremos uma empresa mais diversificada”, disse em comunicado. (...) “Garanto a você que muitos desses CEOs que estão chamando as pessoas de volta ao escritório na cidade de Nova York estão indo para Hamptons no verão ou para a Europa em agosto”, disse o CEO, segundo o Business Insider.
Empresa: Tesla
Qual modelo de trabalho defende: presencial
Por quê: "Você vai trabalhar em casa e fará com que todos os outros que fabricaram seu carro trabalhem na fábrica? Você fará com que as pessoas que fazem sua comida sejam entregues ― eles podem não trabalhar em casa?. (...) "Isso parece moralmente certo? As pessoas deveriam descer de seu maldito cavalo moral com a besteira de trabalhar em casa”, disse Musk à CNBC.
Empresa: SoftKey e participante do Shark Tank
Qual modelo de trabalho defende: home office
Por quê: "Você não pode me dizer que isso (home office) não funciona. (...) Na verdade, quero fazer mais disso porque estou reduzindo os custos com imóveis”, diz o empreendedor.
Empresa: Salesforce
Qual modelo de trabalho defende: presencial
Por quê: “Para nossos novos funcionários que estão chegando, sabemos que eles se saem melhor se estiverem no escritório, conhecendo pessoas, sendo integrados, sendo treinados”, disse Benioff em entrevista ao podcast On With Kara Swisher. (...) “Se eles estão em casa e não estão passando por esse processo, não achamos que tenham tanto sucesso.”
Empresa: Meta
Qual modelo de trabalho defende: híbrido (pelo menos 3 dias por semana no escritório)
Por quê: "A nossa análise preliminar dos dados de desempenho sugere que os funcionários que se juntaram à Meta pessoalmente e depois se transferiram para o trabalho remoto ou permaneceram no presencial tiveram, em média, um melhor desempenho do que as pessoas que se juntaram remotamente”, diz Zuckerberg em comunicado.
Empresa: Microsoft Brasil
Qual modelo de trabalho defende: híbrido
Por quê: “Aquelas empresas que hoje falam: vocês ficaram dois anos em casa e agora acabou a ‘brincadeira’, a partir do mês que vem todo mundo volta ao escritório em tempo integral. Essas empresas serão as primeiras a perderem funcionários", diz Tânia ao Valor Econômico.
““Não existe modelo de trabalho perfeito, mas é preciso escutar as pessoas para construir processos e rituais que deem clareza sobre quando e por que o funcionário precisa ir ao escritório, e alinhar isto às expectativas deles”, completa.
Empresa: Apple
Qual modelo de trabalho defende: híbrido (pelo menos 3 dias por semana no escritório)
Por quê: "Para muitos, sei que o retorno ao escritório representa um marco muito esperado e um sinal positivo de que podemos nos envolver mais com os colegas [de trabalho](...). Para outros, também pode ser uma mudança inquietante”, diz Cook.
Cada pessoa tem a sua preferência de modelo de trabalho, mas o fato é que as big techs e os CEOs delas influenciam muitas empresas.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Redator
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!