Modo Monge: a nova fórmula da produtividade?

Focar no que realmente importa está difícil? Este método pode te ajudar a perceber porque vale a pena o esforço

Modo Monge: a nova fórmula da produtividade?

5 min

16 out 2023

Atualizado: 16 out 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Enquanto escrevo este texto, tenho pelo menos 15 abas no navegador, notificações do Slack, WhatsApp e e-mail, fora as redes sociais. É tão desesperador quanto necessário (pelo menos é o que parece). Por isso, o Modo Monge ou Monke Mode surgiu como tendência para pessoas que, assim como eu, precisam se isolar do caos digital para conseguir atingir a produtividade.

Mas ele vai além de uma tarefa rotineira: o que o método propõe é foco em um objetivo. E pode ser que você nem use este nome de Modo Monge, mas já tenha o praticado.

O que é o Modo Monge?

O Modo Monge é essencialmente a prática de trabalhar e focar em apenas uma tarefa e não se deixar levar por distrações, especialmente aquelas que encontramos nos celulares. 

De forma prática, isso significa se desconectar dos devices e colocar alguns limites. Claro, você vai entender o que funciona melhor, no seu caso. Mas os especialistas indicam começar com pequenos intervalos e, aos poucos, ir adotando por horas e até dias o método.  

Quais os benefícios do Modo Monge?

Atenção plena, minimalismo e dedicação ao trabalho com propósito são práticas centenárias e conhecidas dos monges. Abrir espaço para isso significa se capacitar para redescobri sua capacidade de se concentram no que realmente importa. 

Os defensores dizem que é uma abordagem transformadora que incentiva as pessoas a se afastarem do caos da vida moderna e a cultivarem um relacionamento mais significativo com seu trabalho e consigo mesmas.

Como aplicar o Modo Monge?

Aakash Shah, fundador e CEO da Wyndly, investidor anjo e consultor de startups, escreveu à Fast Company algumas recomendações para quem deseja implementar o método -- ele indica o período da manhã para isto:

  • Dedique tempo para um trabalho profundo: agendar as manhãs no modo monge e tratá-las como compromissos inegociáveis garante que você tenha tempo dedicado para trabalhar em suas tarefas mais críticas sem interrupção.
  • Priorize a tomada de decisões estratégicas: use o tempo ininterrupto no modo monge para analisar dados, definir metas e tomar decisões informadas que impactarão o crescimento e a direção da sua empresa.
  • Abra espaço para a resolução criativa de problemas: permita-se ter espaço mental para debater soluções inovadoras para os desafios enfrentados pela sua organização, sem a pressão de distrações constantes.
  • Aprimore as habilidades de liderança: dedique tempo durante as manhãs do modo monge para estudar os princípios de liderança, ler sobre empreendedores de sucesso ou refletir sobre o feedback dos membros da equipe para crescer continuamente como um líder eficaz.
  • Visualize a longo prazo: aproveite as manhãs tranquilas para vislumbrar o futuro da sua empresa e traçar planos estratégicos de expansão, parcerias ou desenvolvimento de produtos.
  • Considere delegar: combine o modo paz do monge com a Matriz de Eisenhower para delegar suas tarefas e chegar à caixa de entrada zero, liberando seu tempo para tarefas mais importantes.

Por que importa?

A busca por produtividade muitas vezes passa por um caminho inverso do que acreditamos: é preciso parar para produzir mais. De forma mais presente, é possível se concentrar melhor, tomar melhores decisões e ouvir de forma mais clara.


Leitura recomendada

Foque no que importa na sua carreira com o xBA, o programa eleito o mais inovador do mundo. Clique aqui para saber mais!

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Jornalista focada em empreendedorismo, inovação e tecnologia. É formada em Jornalismo pela PUC-PR e pós-graduada em Antropologia Cultural pela mesma instituição. Tem passagem pela redação da Gazeta do Povo e atuou em projetos de inovação e educação com clientes como Itaú, Totvs e Sebrae.

Leia o próximo artigo