Comunidade e match entre usuários é a aposta de um app para resolver o problema de turistas que deixam de viajar por não ter companhia.
nao-viaje-sozinho-app-oferece-comunidade
, Head de Conteúdo na Captable
6 min
•
7 mai 2021
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Victor Marques
Imagine o seguinte cenário: você escolheu seu destino dos sonhos, planejou sua viagem, mas por não ter companhia, acaba não viajando. Essa é a realidade de muitas pessoas. Mais de 38% dos turistas viajam sozinhos - embora alguns viajem sozinhos por preferência, alguns acabam encontrando na falta de companhia um impeditivo para realizar a viagem dos sonhos. Conheça uma startup que criou um app para resolver esses problemas.
Renata Franco trabalhou por mais de 20 anos no mercado de turismo, mas percebeu que havia um problema recorrente no setor: pessoas que deixavam de viajar por falta de companheiros para se aventurar. No final de 2019, logo antes da pandemia que afetou fortemente o setor, decidiu empreender e fundar o Pinguim, uma startup que nasceu com o propósito de conectar pessoas para resolver esse problema.
A solução atraiu mais de 40 mil usuários e mostrou o poder de uma comunidade na solução do problema dos viajantes solitários. A ideia do serviço é formar uma rede social específica para os entusiastas de viagem. Renata Franco, CEO do Pinguim, explica que "assim como usamos o LinkedIn para relações de trabalho, identificamos a necessidade de uma rede que conectasse pessoas dentro do nicho de turismo".
Mesmo dentro do nicho de turismo, pessoas com preferências distintas - muitas vezes conflitantes - ainda existem. E pior que viajar sozinho é viajar mal acompanhado. Por isso, a solução passou a integrar inteligência artificial para analisar os perfis dos viajantes e proporcionar uma combinação de perfis, um matchmaking, para encontrar viajantes com interesses alinhados.
Dessa forma, a solução passou a unir pessoas com gostos parecidos: pessoas que gostam de praia são sugeridas para quem gosta de praia, climas quentes e destinos paradisíacos. Quem gosta de cidade, é recomendado para viajantes que curtem experiências urbanas, metrópoles e grandes capitais do mundo. Assim, a plataforma garante que além de ter companhia, você terá uma boa companhia.
A construção do perfil é o primeiro passo para que o algoritmo entenda o usuário. E aí que começa o diferencial da solução: viajar antes de sair de casa. Muito mais que um simples '#tbt' no Instagram, o objetivo da rede social é proporcionar um espaço para compartilhar experiências com sentido, descrevendo viagens, avaliando destinos e sugerindo roteiros. O objetivo é gerar conteúdo que tenha valor para outros viajantes, ao passo que aprimora as sugestões de pessoas com interesses similares para você e para outras pessoas com o mesmo perfil.
O valor da comunidade e das sugestões da inteligência artificial ainda vão além: através de parceiros selecionados, serviços, pacotes e experiências vão sendo sugeridos para melhorar ainda mais sua experiência turística - aliando o fator humano a um marketplace especializado para cada tipo de turista e suas necessidades.
Um dos parceiros do Pinguim é a iFriend, startup de turismo que conecta guias locais a viajantes. Com isso, se as pessoas estiverem planejando sua viagem dentro do Pinguim App e quiserem contratar um guia local, podem visualizar as opções da iFriend, contratando os serviços dentro do app.
Outras parcerias incluem Hotel Urbano, Assist Card, entre outras. Dessa forma, a conveniência proporcionada pela solução se expande ainda mais. Sendo possível contratar seguros de saúde, pacotes, hotéis, transporte e outros serviços necessários para viajar tranquilo.
A startup identificou que viajantes aproveitam suas experiências turísticas em três momentos diferentes: o primeiro é no planejamento, quando o turista começa a pesquisar destinos, montar roteiros - para quem gosta de viajar, planejar faz parte da viagem. O segundo é a viagem em si, o momento em que todos os planos são colocados em prática e é hora de curtir as novas experiências e sensações do destino. E o terceiro momento ocorre no momento de organizar as memórias, que incluem fotos, pessoas e lugares que foram visitados.
Foi entendendo que viajar vai além do momento da viagem em si que a comunidade Pinguim permaneceu viva e em crescimento mesmo durante a pandemia. A vontade de viajar, planejar e falar sobre o tema não morre apenas pela impossibilidade de fazê-lo neste momento.
O Pinguim é um case que mostra o poder de uma comunidade, trazendo novas soluções que devem crescer ainda mais com a retomada do turismo após o avanço mundial na vacinação. O grande diferencial do Pinguim é conectar pessoas com pessoas e pessoas com ofertas - possibilitando que seus usuários possam viajar nesse momento, através do planejamento e organização das memórias. Baixe o Pinguim App e comece a viajar hoje sem sair de casa, mas preparado para, em breve, ter novas aventuras e experiências mundo afora.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Head de Conteúdo na Captable
Victor Marques é Head de Conteúdo na Captable, maior hub de investimentos em startups do Brasil, que conecta seus mais de 7000 investidores a empreendedores com negócios inovadores. Escreve há mais de dois anos sobre inovação. Formado em Letras e Mestre em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!