StartSe blackfriday logo
Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Como a NASA planeja usar impressão 3D em foguetes e construção de bases na Lua

Entenda o potencial da impressão 3D para o espaço

Como a NASA planeja usar impressão 3D em foguetes e construção de bases na Lua

, jornalista da StartSe

4 min

2 fev 2023

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

A impressão 3D é uma das apostas da NASA para criar bases na Lua e diminuir o tempo de viagem até Marte. Para isso, a companhia está utilizando a tecnologia para imprimir as instalações e parte dos motores de foguetes, por exemplo.

Criando uma instalação na Lua com impressão 3D

A impressão 3D da base na Lua não será feita pela própria NASA. A organização fechou um contrato de US$ 57,2 milhões com a ICON, empresa americana especialista em impressão 3D e que já imprimiu casas nos Estados Unidos e no México.

A expectativa é de que a companhia adapte o hardware já existente para fazê-lo funcionar na Lua e que use a matéria-prima lá existente. O projeto é chamado de “Olympus”.

“Para explorar novos mundos, nós precisamos de novas tecnologias inovadoras adaptadas a esses novos ambientes e nossas necessidades de exploração. Levar esse desenvolvimento à frente com nossos parceiros comerciais criará as capacidades que precisamos para as futuras missões”, escreveu Niki Werkheiser, diretor de maturação tecnológica na Diretoria de Missão de Tecnologia Espacial da NASA.

Impressão 3D em motor de foguete

As possibilidades para essa tecnologia no meio espacial vão ainda além: a NASA foi bem-sucedida no teste de um foguete que possui o motor impresso. Na prática, o motor feito com impressão 3D possui uma combustão supersônica, contando com uma explosão mais duradoura e econômica, capaz de levar o foguete mais rápido e mais longe. Isso muda o jogo em viagens de longa distância até Marte, por exemplo.


Além disso, o motor se destacou pelo funcionamento por longa duração, mas sem superaquecer. “The RDRE [o novo motor] difere do motor tradicional de foguete por gerar empuxo usando um fenômeno de combustão supersônica conhecido como detonação. Esse projeto produz mais energia usando menos combustível do que os sistemas de propulsão atuais e tem o potencial de alimentar tanto pousos humanos quanto veículos interplanetários para destinos à longa distância no espaço, como a Lua e Marte”, escreveu a organização no anúncio.

Por que importa?

A impressão 3D é uma das tecnologias mais promissoras atualmente. Além do espaço, ela também está sendo explorada para o uso na indústria em larga escala (na impressão de peças de conserto e reposição para máquinas, por exemplo) ou na construção de produtos finais.

Há, por exemplo, casos de uso em carros elétricos, por exemplo, e até mesmo na criação de órteses biodegradáveis. Segundo a GrandView Research, o mercado de impressão 3D foi avaliado em US$ 13,84 bilhões em 2021 e a expectativa é de que cresça anualmente 20,8% de 2022 para 2030.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Apresenta o podcast Agora em 10 na StartSe e também atua na área de Comunidades na empresa. É especialista em inovação, tecnologia e negócios.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!