Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

"Netflix das bebidas" faz café, suco e até cerveja

Criada pela startup Cana, a máquina produz mais de 100 tipos de de bebida; entenda

"Netflix das bebidas" faz café, suco e até cerveja

Lance Kizer, diretor de ciências da Cana e Matt Maher, CEO da Cana

, jornalista

3 min

1 fev 2022

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Por Sabrina Bezerra

Já imaginou uma máquina que, ao apertar um botão, “imprime” qualquer tipo de bebida? Pois esta é a proposta da impressora de bebida molecular criada pela startup Cana.

Como assim? Apelidado de “Netflix das bebidas”, o dispositivo é do tamanho de uma torradeira e usa um único cartucho que contém ingredientes capazes de “imprimir” cerca de 100 bebidas, como: café, chá, cerveja, coquetel, energético, suco e vinho.

MÁQUINA DE BEBIDA

Você deve estar pensando: “de onde veio esta ideia?” Mas tudo começou quando o empresário e investidor Dave Friedberg foi jantar com alguns cientistas e contou sobre um artigo que havia lido em que dizia que a maioria das bebidas são compostas quase totalmente por água, com apenas 1% ou mais de sabor.

Daí, alguém em voz alta perguntou: “Por que não criamos algo em que as pessoas possam imprimir qualquer bebida em casa?”. Foi assim que nasceu a ideia de 'impressora de bebidas moleculares'.

Agora, quase quatro anos depois da fase de protótipo, a Cana Technology vai lançar a máquina, depois de receber o aporte de US$ 30 milhões da The Production Board.

Qual é o valor da máquina, do cartucho e quanto tempo dura? O preço da máquina, do cartucho e a data de lançamento da venda devem ser anunciados no próximo mês. Mas a empresa garante que o valor será mais acessível do que comprar as bebidas embaladas. A duração do cartucho dura, em média, 3 meses e foi projetado para ser reciclado.

Lance Kizer, diretor de ciências da Cana e Matt Maher, CEO da Cana

SUSTENTABILIDADE NA INDÚSTRIA DE BEBIDAS

O objetivo é mais do que trazer uma inovação: a empresa quer revolucionar o mercado - e num caminho sustentável.

“Hoje, a indústria global de bebidas usa centenas de trilhões de litros de água, emite 543 milhões de toneladas de CO2 e alimenta a crise global do lixo com mais de 400 bilhões de recipientes plásticos todos os anos”, diz a companhia em seu site.

E a tecnologia da Cana nesta história? “Em escala, a Cana reduziria em mais de 80% o uso de recipientes de plástico e vidro, o desperdício de água e as emissões de CO2 que atualmente são emitidas durante a fabricação de bebidas”, disse Matt Mahar, CEO da startup. Em outras palavras, todas as bebidas seriam feitas na casa ou escritório dos clientes - eliminando vidros e embalagens plásticas. Já pensou?

POR QUE IMPORTA?

Não é segredo que as máquinas de bebidas em cápsula são um sucesso. No caso do equipamento B.blend - resultado da join-venture entre Whirlpool e Ambev - que oferece mais de 35 sabores de bebidas (uma das mais parecidas com a ideia da Cana, mas que usa várias cápsulas, ao invés de um cartucho inteligente) cresceu 188% em vendas em 2021 comparado com o mesmo período pré-pandemia em 2019. O que mostra que consumidores estão abertos a receber a inovação. Resta saber, agora, se a Cana terá o mesmo sucesso… 

+ Saiba aqui como criar tecnologias disruptivas

Banner newsletter StartSe

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!